Empresa do grupo Unilabs multada em 5 milhões de euros

A Dr. Campos Costa, uma filial do grupo Unilabs, foi multada em cinco milhões de euros por fazer parte de um cartel em concursos públicos.

Empresa do grupo Unilabs multada em 5 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma multa de cinco milhões à Dr. Campos Costa – Consultório de Tomografia Computarizada, uma filial do grupo Unilabs, devido à participação num cartel em concursos públicos para serviços de telerradiologia a hospitais. “A investigação da AdC determinou que esta e outras empresas implementaram, em conjunto, uma repartição do mercado e estratégias tendentes a um aumento generalizado dos preços dos serviços em apreço, neste caso prestados a hospitais públicos que são parte integrante do Serviço Nacional de Saúde”, pode ler-se num comunicado do regulador.

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,98%
A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o índice PSI (Portugal Stock Index), a ganhar 0,98% para 5.772,78 pontos, às 08:03, depois de ter encerrado a última sessão a subir (… continue a ler aqui)

É salientado que a participação da empresa no cartel teve lugar entre novembro de 2015 e agosto de 2021, com especial destaque para o espaço temporal entre 2015 e 2018. Durante esse período, a Dr. Campos Costa, estabeleceu contactos com outras empresas, “definindo, conjuntamente com elas, quais as empresas” que, em procedimentos de contratação pública para a prestação dos referidos serviços, iriam apresentar as melhores propostas. “Nesses contactos, a Dr. Campos Costa e as outras empresas envolvidas no cartel divulgaram entre si os preços que futuramente apresentariam a concurso, de modo a garantir que a melhor proposta seria a da empresa por elas definida”, explica a AdC.

“A investigação da AdC determinou que esta e outras empresas implementaram, em conjunto, uma repartição do mercado”

Foi ainda acordado que as restantes seriam excluídas como uma consequência da apresentação de propostas que não cumpriam os critérios do concurso de carácter eliminatório. Estes contactos “permitiram à filial do grupo Unilabs e a outras empresas repartirem entre si o mercado” português da prestação de serviços de telerradiologia. Como resultado, a filial do grupo Unilabs terá de pagar uma coima de 5.038.200 euros.

Impala Instagram


RELACIONADOS