Elevado incumprimento apertou critérios da banca cabo-verdiana

O elevado nível de incumprimento fez com que os bancos cabo-verdianos apertassem “ligeiramente” os critérios de aprovação de empréstimos a empresas no último trimestre de 2023, anunciou o banco central.

Elevado incumprimento apertou critérios da banca cabo-verdiana

“O elevado nível de incumprimento e a perceção dos riscos associados às empresas sem contabilidade organizada, justificaram, em grande medida, o ligeiro aumento da restritividade dos critérios de aprovação de empréstimos para as empresas”, anunciou, com base num inquérito aos bancos do país, consultado hoje pela Lusa.

Em sentido contrário, a banca aliviou “ligeiramente” os critérios para emprestar a particulares, no mesmo período, devido à concorrência e a perspetivas relacionadas com o mercado da habitação.

Ainda assim, “o ‘spread’ aplicado nos empréstimos de maior risco” agravou-se para particulares.

“A proporção de pedidos de empréstimos rejeitados pelos bancos diminuiu ligeiramente para as empresas e permaneceu praticamente inalterada para os particulares”, acrescentou o banco central.

A banca prevê que o atual trimestre termine com “uma ligeira diminuição da procura de crédito pelas empresas e um ligeiro aumento da procura pelos particulares”, sendo que os critérios deverão ser mais restritivos para ambos.

A recolha dos dados do inquérito sobre crédito acontece na primeira quinzena após o fim de cada trimestre – sendo divulgados cerca de mês e meio depois do trimestre a que dizem respeito.

O inquérito é realizado regularmente desde o primeiro trimestre de 2012 e é dirigido a seis dos oito bancos do país, nomeadamente, ao Banco Comercial do Atlântico, à Caixa Económica de Cabo Verde, ao Banco Interatlântico, ao Banco Caboverdiano de Negócios, ao Banco Internacional de Cabo Verde e ao Banco BAI Cabo Verde. 

LFO // ANP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS