EDP recompra 49% de portefólio eólico de 1GW em Portugal, Polónia e Itália por 570 ME

A EDP anunciou hoje a recompra de participações minoritárias de 49% em portefólios eólicos da EDP Renováveis em Portugal, Polónia e Itália, por 570 milhões de euros, de acordo com comunicado enviado ao mercado.

EDP recompra 49% de portefólio eólico de 1GW em Portugal, Polónia e Itália por 570 ME

“A EDP — Energias de Portugal, S.A. (“EDP”), através da sua subsidiária EDP Renováveis, S.A. (“EDPR”) detida em 71,27%, chegou hoje a acordo com duas entidades suportadas pela China Three Gorges – ACE Investment Fund I LP e ACE Investment Fund II LP (“Fundos ACE”) – para a recompra de participações minoritárias de 49% em portefólios eólicos da EDPR em Portugal, Polónia e Itália, pelo valor total de 570 milhões a 30 de junho de 2023″, lê-se na nota enviada à Comissãod o Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os Fundos ACE adquiriram as participações de 49% destes portefólios eólicos à EDPR entre 2016 e 2017.

“As operações anunciadas hoje reforçam o foco da EDP em liderar a transição energética para criar valor”, afirmou o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell de Andrade, acrescentando que “estas transações são um sinal claro dos passos robustos “que o grupo está a dar para ser 100% renovável em 2030”.

Com esta aquisição, a EDPR passa a deter uma participação de 100% em projetos “com um forte historial operacional, proporcionando o aumento imediato de fluxos de caixa e de resultado líquido, permitindo àquela participada simplificar a sua estrutura e aumentar a flexibilidade para a gestão de energia e potenciais projetos de hibridização e repotenciação”, apontou a elétrica.

A produção anual bruta dos parques envolvidos na transação é de 2,3 Terawatts-hora (TWh): 1TWh dos 12 parques em Portugal, 1TWh dos sete parques na Polónia e 0.3TWh dos sete parques em Itália.

MPE // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS