Economia pós-covid: O que esperar dos mercados em 2021

Economista-chefe da XTB, Przemysław Kwiecień, partilhou expectativas relativamente às tendências dos mercados em 2021, comparativamente às verificadas em 2020.

Economia pós-covid: O que esperar dos mercados em 2021

O Economista-chefe da XTB, Przemysław Kwiecień, guiou, na passada quinta-feira, um webinar onde partilhou as suas expectativas relativamente às tendências dos mercados em 2021, comparativamente às verificadas em 2020. Depois de um ano atípico, causado pela pandemia covid-19, que levou à interrupção dos mercados em diversos momentos, Kwiecień veio esclarecer os investidores sobre as suas perspetivas para a Economia no próximo ano e quais os mercados que poderão vir a ter um melhor desempenho em 2021.

Prata e Ouro com maior crescimento em 2020

Na sua abordagem salientou que o ano 2020 foi marcado por um crescimento elevado dos mercados, pela baixa inflação e pela diminuição, apesar de pouco significativa, no racio de Investimento/GDP associada à recessão económica que se fez sentir. Na sua revisão, frisou ainda que, durante o ano, o Mercado Forex registou como Top Performers algumas moedas europeias e a moeda australiana, mencionando a USD como tendo ficado aquém das expectativas. Neste seguimento, destacou ainda mercados como o US100 e o dos Metais Preciosos, destacando a Prata e o Ouro, que registaram o maior crescimento.

Perspetivas da Economia para 2021

No que toca às perspetivas para 2021, o Przemysław Kwiecień alerta os investidores para o facto de, se os mercados reabrirem como planeado e se existir estímulo económico por parte dos mesmos para investir, a economia global pode vir a melhorar consideravelmente. O orador chamou ainda à atenção para o facto de ser expectável um aumento da inflação associado à reabertura da economia e que mercados como SPA35 e UK100, os piores mercados de 2020, devam estar debaixo de olho dos investidores, uma vez que se prevê que cresçam e registem uma alta performance.

Impala Instagram


RELACIONADOS