Decisão de exigir cartão bancário para pagamentos ‘homebanking’ é da SIBS

O Banco de Portugal afirmou hoje que a exigência de cartão bancário para pagamentos de serviços nos canais digitais dos bancos não resulta de imposição direta sua, nem de regulamentação nacional ou europeia, mas de uma decisão da SIBS.

Decisão de exigir cartão bancário para pagamentos 'homebanking' é da SIBS

“A SIBS FPS e os prestadores de serviços de pagamento tomaram a decisão, que é da sua exclusiva responsabilidade, de passar a exigir a detenção de um cartão para continuar a realizar essas operações no homebanking [banca pela internet]”, refere o BdP, num esclarecimento hoje publicado no seu site.

Em causa está o facto de, a partir de 01 de janeiro de 2024, os clientes serem obrigados a ter um cartão bancário para efetuar pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e carregamentos de telemóveis nos canais digitais [‘homebanking’] dos bancos, com o supervisor a sublinhar que esta exigência “não resulta de qualquer imposição direta do Banco de Portugal, nem da aplicação de regulamentação europeia ou nacional”.

O BdP refere que, no âmbito do cumprimento do estabelecido num regulamento europeu sobre “as taxas de intercâmbio aplicáveis a operações de pagamento baseadas em cartões (que limita as taxas a cobrar)”, emitiu uma Determinação Especifica, dirigida à SIBS FPS, para que “esta entidade tornasse as operações de pagamento disponibilizadas na rede Multibanco, incluindo as operações de pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e aquelas efetuadas na App MB WAY, conformes” com o referido regulamento.

Essa Determinação Específica, acrescenta do BdP, não impunha nenhuma solução sobre a forma como a SIBS deveria acomodar o referido regulamento, antes deixou ao critério desta entidade “a melhor forma de o fazer”.

Segundo o BdP, entre os incumprimentos que era necessário corrigir não se incluía, de resto, “a obrigatoriedade de detenção de um cartão na realização” das operações em causa.

A Lusa noticiou hoje que os bancos estão a informar os clientes sobre a obrigatoriedade de terem um cartão bancário, indicando que tal acontece por decisão regulamentar.

A maioria dos clientes tem cartão bancário, mas podem escolher não ter, mantendo a possibilidade de fazer operações (nomeadamente nos canais digitais). Muitas vezes acontece o mesmo cliente ter duas contas e em uma dessas não ter cartão bancário.

Em geral, ter um cartão implica o pagamento de comissões ao banco pelo cliente. Um cartão de débito custa, em média, cerca de 20 euros anuais.

A SIBS (gestora do Multibanco) explicou que alterou as condições das operações “em conformidade com evolução da regulamentação Europeia e em cumprimento de Determinação Específica do Banco de Portugal em 2022 à SIBS FPS”, tendo adiantado que apenas em “situações muito pontuais poderá ser necessária a associação de um novo cartão, real ou virtual, dependendo da oferta do Prestador de Serviços de Pagamento/Instituição Financeira”.

A SIBS é detida pela maioria dos principais bancos que operam em Portugal, sendo os principais acionistas BCP, Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta e BPI.

LT (IM) // MSF

By Impala News / Lusa

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