Crédito à habitação | Taxas descem em janeiro e fixam-se em 1%

A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação desceu para 1% em janeiro. Cai pelo sexto mês consecutivo.

Crédito à habitação | Taxas descem em janeiro e fixam-se em 1%

A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação desceu para 1% em janeiro. Cai pelo sexto mês consecutivo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em dezembro, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação tinha sido de 1,011%. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro subiu de 1,065% para 1,090%, sinaliza o INE.

LEIA DEPOIS
Pequenas empresas da UE com regras de IVA mais simples a partir de 2025

Capital médio em dívida aumentou 148 euros

No mês em análise, o INE dá ainda conta que o capital médio em dívida aumentou 148 euros, fixando-se em 53.608 euros e a prestação média desceu um euro, para 247 euros.

Para o destino de financiamento “Aquisição de Habitação”, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos desceu para 1,022% (-1 ponto base face a dezembro de 2019).

Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro para este destino de financiamento aumentou 4,3 pontos base no mês em análise, fixando-se em 1,081%. A taxa de juro implícita no crédito à habitação reflete a relação entre os juros totais vencidos no mês de referência e o capital em dívida no início desse mês, antes de amortização.

LEIA MAIS
Alerta | Homem morre esfaqueado durante rixa em Sintra
ÚLTIMA HORA! Marco Paulo operado ao cancro da mama

Impala Instagram


RELACIONADOS