Novo coupé desportivo de luxo Lexus RC vê a luz do dia em outubro

O novo Lexus RC fará a sua apresentação de estreia no Salão de Paris no dia 2 de outubro. Nova aparência exterior desportiva tem ‘toques’ do LC.

A Lexus anuncia hoje o renovado coupé desportivo de luxo. Disponível na versão eletrificada RC 300h com a inovadora motorização Self-charging Hybrid, o novo coupé desportivo de luxo RC fará a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Paris no dia 2 de outubro. As vendas europeias deste modelo começam no final de 2018.

LEIA MAIS: Novo Fiat 500X chega com novos motores e nova tecnologia

Desde o seu lançamento no mercado em 2014, o modelo RC tem desempenhado um papel-chave no compromisso Lexus em fornecer valor emocional à experiência de condução através da qualidade dos seus veículos, com um estilo desportivo e um superior prazer de condução. O novo modelo RC retém todas as virtudes do modelo atual, elevados agora a um novo nível através da adoção da mais recente evolução da linguagem de design da Lexus e dinâmica de condução mais acentuada, alterações inspiradas pelo coupé de luxo de referência da marca, o topo de gama Lexus LC.

RC apresenta alterações subtis inspiradas pelo design do Lexus LC

O RC recebeu melhorias aerodinâmicas, novos pneus e suspensão, e mais precisão da resposta do motor e sensação do volante

O estilo exterior do veículo mantém a mesma linha desportiva do modelo atual, com apenas alterações subtis em alguns detalhes, inspiradas pela linha de design do Lexus LC, que lhe incutem uma elegância nunca antes vista. Dentro do habitáculo, todos os pormenores foram desenhados para maximizar o prazer de condução, desde os materiais de alta qualidade ao posicionamento preciso dos controlos e mostradores.

Foram realizadas melhorias aerodinâmicas, alterados os pneus e suspensão e até mesmo a precisão da resposta do motor e sensação do volante, que refletem a filosofia “mais precisa e mais refinada” que foi introduzida pelo modelo LC. O novo modelo RC está agora mais estável que nunca sob uma enorme variedade de estradas e pisos. Este facto fornece ao condutor um elevado nível de confiança, bem como uma tranquilizante e suave condução, que transforma este coupé num “grand tourer” ideal, quer a viagem seja uma aventura em estradas sinuosas de montanha ou apenas em trajeto diário em autoestrada.

LEIA MAIS: Ford Ranger Raptor, a pick-up de aventura na sua máxima expressão

Os designers da Lexus procuraram manter as proporções dinâmicas de coupé do modelo RC, acrescentando um nível de elegância ao exterior. O elemento-chave para o sucesso deste modelo foi o acréscimo de elementos de design únicos como o canto do para-choques dianteiro que flui dos faróis até à grelha com padrão em malha exclusiva e formas que gradualmente se transformam dependendo do ângulo em que é observado, criando uma tensão visual fascinante. O posicionamento dos pequenos mas potentes faróis com LED triplos e das novas luzes LED com formação em L, acrescentam ao modelo uma aparência distinta.

Foram adicionadas condutas de ar ao canto do para-choques traseiro, criando mais estabilidade à condução. O novo design enfatiza a largura do modelo e o baixo centro de gravidade. As luzes traseiras combinadas em L com formas mais pronunciadas, são uma nova característica de design dos coupés Lexus. Existem 11 cores disponíveis para o exterior do RC, incluindo Amarelo Solar e Azul Celeste, que acentuam a dinâmica deste modelo.

Prazer de condução enaltecido pelos detalhes do interior

Zona de apoio de mão do condutor alterada, revela a atenção ao detalhe dos designers

O novo RC F SPORT apresenta o mesmo padrão em malha da grelha frontal que está presente em todos os modelos Lexus F SPORT, juntamente com outras características personalizadas de interior e exterior, exclusivas a esta gama especial. Entre as quais, jantes de 19 polegadas, inspiradas pelos modelos topo de gama LS e LC.

Foi aplicado um acabamento escovado aos painéis de controlo de aquecimento e áudio, criando uma maior sensação de qualidade, enquanto que as almofadas para os joelho de cada lado da consola central foram aumentadas e colocadas mais acima, de modo a criar uma sensação de mais espaço na parte da frente do habitáculo. A zona de apoio de mão do condutor foi alterada e foi acrescentado uma costura, demonstrando a atenção ao detalhe dos designers.

ENSAIO WIN: Ford Fiesta Vignale – o que conta (mais) é o interior

No painel de instrumentos pode ver-se um novo relógio analógico, idêntico ao que se encontra no modelo LC, representando outra característica-chave dos modelos coupé da Lexus. Encontram-se disponíveis novos acabamentos interiores, incluindo o “Naguri” em alumínio verdadeiro e “Brushed Metal” para o modelo RC F SPORT, perfazendo um total de cinco opções. As opções de cor interior incluem “Ochre”, também disponível no modelo LC, e que cria um contraste com o acabamento na cor preta. Estarão disponíveis sete combinações de cor interior, incluindo as que estão reservadas apenas às versões F SPORT.

Ao adotar o conceito de condição “mais precisa e mais refinada” que define o modelo LC, o objetivo dos engenheiros da Lexus foi tornar o novo RC um modelo inerentemente divertido de conduzir, focando a sua atenção aos detalhes, tais como melhorar a aerodinâmica do veículo e ajustar o sistema de suspensão e resposta da direção. Com uma qualidade de condução mais suave e estável e comportamento mais semelhante ao modelo LC, o novo RC é mais desportivo e ágil que nunca.

Jantes de 19 polegadas e pneus com maior aderência apoiam a superior resposta da direção

Aos novos amortecedores, com absorção de força significativa, foram acrescentadas buchas de suspensão mais rígidas

A aerodinâmica melhorada, conseguida através de detalhes como uma nova forma de barbatana na caixilharia das janelas laterais e uma entrada de ar no para-choques traseiro, fornece ao veículo mais estabilidade. As novas jantes de 19 polegadas e pneus com maior aderência apoiam uma superior resposta da direção. Foram também introduzidos novos amortecedores, que fornecem uma absorção de força significativa, e buchas de suspensão mais rígidas. O novo RC foi submetido a extensos testes reais, com engenheiros de carroçaria a realizar ajustamentos constantes à performance, de modo a melhorar a dinâmica e experiência de condução.

O novo RC mantém a motorização eletrificada do RC 300h “Self-Charging Hybrid” e na versão com motor turbo de 2.0 litros (não disponível em Portugal) a resposta ao acelerador foi melhorada de modo a fornecer uma sensação de aceleração mais direta e uma experiência de condução mais possante.

Lexus LC 500h – A imponência silenciosa

ENSAIO WIN: Lexus LC 500h – A imponência silenciosa

Impala Instagram


RELACIONADOS