Mais de 90% dos consumidores portugueses já fez compras online

Mais de 90% dos portugueses já fizeram compras online. Eletrónica, moda, estadias, apartamentos e viagens estão no topo das escolhas.

Mais de 90% dos consumidores portugueses já fez compras online

O Portal da Queixa realizou um estudo nacional sobre práticas de comércio eletrónico, cujos resultados foram agora divulgados. O comércio online está a ganhar, cada vez mais, adeptos por todo o mundo e os portugueses não são exceção. Com esta prática a aumentar, o número de reclamações associadas ao comércio eletrónico também registou um aumento significativo. Ao Portal da Queixa chegam mais de 20 reclamações por dia. Em seis meses, foram apresentadas 3.900 queixas.

LEIA MAIS: O pormenor em que ninguém reparou na última foto escaldante de Jennifer Lopez

A esmagadora maioria dos consumidores inquiridos (92%) afirmam já terem adquirido algum produto ou serviço pela Internet, sendo que a faixa etária superior aos 59 anos é a que menos compra através da Internet, em comparação com os restantes grupos. Apenas 8% dos inquiridos não o fizeram e revelam reticência em comprarem online, apontando como principais motivos a falta de confiança em realizar pagamentos através da Internet, o facto de não encontrarem a oportunidade ideal e a falta de confiança na entrega do produto.

Quase metade dos portugueses fazem compras na Internet 2 a 6 vezes por ano

Sobre a frequência, quase metade dos inquiridos (44%) responderam realizar compras online, entre 2 a 6 vezes por ano. Quanto menor a idade, maior é a frequência de compras online, conclui-se. O estudo, realizado pelo Portal da Queixa, revela que são vários os tipos de produtos e serviços adquiridos pelos consumidores portuguesas via Internet. Os mais referidos foram equipamentos eletrónicos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens.

Os consumidores com menos de 40 anos são os que optam por comprar produtos e serviços mais diferenciados, como viagens de avião, comboio e camioneta; bilhetes de cinema, concertos, eventos desportivos e espetáculos; livros escolares e de leitura; mobiliário e decoração, entre outros. Os homens preferem a compra de equipamentos eletrónicos, jogos online e apostas, seguros e aluguer de veículos, e, por sua vez, as mulheres compram mais acessórios de moda e beleza, livros, artigos em hipermercados, decoração e artigos relacionados com a puericultura.

LEIA MAIS: É isto que a rainha de Inglaterra come no seu dia-a-dia

Apesar de o estudo ter sido realizado a nível nacional, os consumidores de Lisboa são os que mais tipos de compra mencionam, destacando-se viagens, entradas para cinema e espetáculos, seguros, compras em supermercados e aluguer de veículos.

LEIA MAIS: A limpeza de Daniel Oliveira continua. Mais duas baixas na SIC

Impala Instagram


RELACIONADOS