Bruxelas aprova 140 ME em ajudas de Estado a Portugal para hidrogénio renovável e biometano

A Comissão Europeia aprovou hoje ajudas estatais de 140 milhões de euros em Portugal para apoiar a produção de hidrogénio renovável e biometano, a fim de promover a transição para uma economia de emissões líquidas nulas.

Bruxelas aprova 140 ME em ajudas de Estado a Portugal para hidrogénio renovável e biometano

O regime, aprovado ao abrigo do Quadro Temporário relativo aos Auxílios Estatais para a Crise e a Transição, está em conformidade com o Plano Industrial do Pacto Ecológico Europeu, segundo um comunicado do executivo comunitário.

A ajuda de Estado “assumirá a forma de um prémio variável ao abrigo de um contrato bilateral por diferença celebrado por um período de dez anos”, salienta Bruxelas.

O auxílio, refere ainda a Comissão, é concedido através de um processo de concurso em que os produtores de hidrogénio renovável e os produtores de biometano concorrem separadamente.

No processo de concurso, os beneficiários são selecionados com base no preço de exercício por megawatts por hora de hidrogénio renovável ou biometano oferecido.

O regime de ajudas cumpre as regras da União Europeia para os auxílios estatais e, por outro lado, inclui salvaguardas que garantem a competitividade do procedimento do concurso.

IG // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS