Brasil regista excedente comercial recorde em janeiro

A balança comercial brasileira registou um excedente de 6,06 mil milhões de euros em janeiro, mais 185% do registado no mesmo período de 2023, e um recorde para o mês, indicou hoje o Governo.

Brasil regista excedente comercial recorde em janeiro

O valor foi o resultado da diferença entre exportações de 25,08 mil milhões de euros e importações de 19,02 mil milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

De acordo com as autoridades, o gigante sul-americano registou um crescimento de 18,5% nas exportações no primeiro mês do ano, enquanto as importações mantiveram-se praticamente inalteradas, com uma ligeira queda de 0,1 % na variação homóloga.

A indústria extrativa foi o setor com melhor desempenho no mês, com um aumento de 53,3% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023.

Seguiram-se a agricultura e a indústria transformadora com aumentos de 21% e 4,6%, respetivamente.

Quanto às importações, as compras do setor agrícola subiram 1,46%, assim como as da indústria de transformação (+2,36%), enquanto as da indústria extrativa caíram 27,58%.

Entre os principais destinos das exportações brasileiras, a China se confirmou em primeiro lugar, com um crescimento nas vendas de 53,7% em relação a janeiro do ano passado, seguida pelos Estados Unidos, que mantiveram o segundo lugar, com um aumento de 26,8% na mesma comparação.

 

MIM // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS