Bolsa de Tóquio fecha a ganhar 0,5%

A bolsa de Tóquio fechou em alta, numa sessão marcada por o principal índice, o Nikkei, ter ultrapassado pela primeira vez a barreira psicológica dos 40.000 pontos, na sequência dos ganhos registados em Wall Street no final da semana passada

Bolsa de Tóquio fecha a ganhar 0,5%

Tóquio, 04 mar 2024 (Lusa) – A bolsa de Tóquio fechou hoje em alta, com o principal índice, o Nikkei, a ganhar 0,5%, para 40.109,23 pontos.

Em sentido, o segundo indicador, o Topix, desceu 0,12% para 2.706,28 pontos, no fim da sessão.

A sessão ficou marcada por o principal índice da bolsa de valores de Tóquio, o Nikkei, ter ultrapassado pela primeira vez a barreira psicológica dos 40.000 pontos na abertura esta manhã, na sequência dos ganhos registados em Wall Street no final da semana passada.

No mês passado, o Nikkei ultrapassou os anteriores máximos de sempre, que remontam a dezembro de 1989. O indicador subiu 20% desde o início do ano, depois de ter subido 28% no ano passado.

A persistente fraqueza do iene, que está a aumentar os lucros das empresas japonesas no estrangeiro, mantendo as ações baratas para os investidores estrangeiros é um dos fatores que explica a subida.

A queda dos mercados financeiros chineses e a procura de investimentos alternativos à China, devido aos riscos geopolíticos, também estão a beneficiar a bolsa de Tóquio.

Além disso, as empresas japonesas estão a recompensar os acionistas mais do que no passado, com dividendos mais generosos e programas de recompra de ações mais frequentes.

O índice Nikkei reflete a média não ponderada dos 225 principais valores da bolsa de Tóquio, enquanto o indicador Topix agrupa os valores das 1.600 maiores empresas cotadas.

EJ // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS