BdP aplica orientações sobre risco de taxa de juro das atividades não incluídas na carteira de negociação

O Banco de Portugal (BdP) implementou orientações sobre o risco de taxa de juro e ‘spread’ de crédito das atividades não incluídas na carteira de negociação e iniciou uma consulta pública sobre reporte de informação, foi hoje divulgado.

BdP aplica orientações sobre risco de taxa de juro das atividades não incluídas na carteira de negociação

Numa nota divulgada hoje, a instituição liderada por Mário Centeno dá conta de que emitiu uma circular na qual comunicou às instituições de crédito supervisionadas as “suas expectativas sobre o cumprimento das orientações da Autoridade Bancária Europeia relativas ao risco de taxa de juro e ‘spread’ de crédito das atividades não incluídas na carteira de negociação”.

Ademais, submeteu a consulta pública, até 13 de junho de 2023, um projeto de aviso destinado a atualizar o reporte de informação para fins de supervisão.

As orientações em causa detalham, segundo o regulador, os critérios para a identificação, gestão e mitigação, pelas instituições, do risco de taxa de juro resultante de atividades não incluídas na carteira de negociação (“IRRBB”)” e “os critérios para a avaliação e monitorização do risco de ‘spread’ de crédito de atividades não incluídas na carteira de negociação (“CSRBB”)”.

Já a consulta pública destina-se “a atualizar o reporte sobre a exposição ao IRRBB e dos resultados dos testes de ‘outlier’ do supervisor para o valor económico e para a margem financeira estimada a um ano”.

“As alterações propostas decorrem essencialmente da atualização para o novo enquadramento regulamentar, em particular do modo como as instituições reportam as métricas de sensibilidade do valor económico dos capitais próprios e da margem financeira, salvaguardando-se, sempre que possível, o formato e as especificações técnicas atuais”, explica.

Em causa está também “a expectativa de implementação, a nível europeu, de um reporte harmonizado relativo ao risco de taxa de juro de atividades não incluídas na carteira de negociação, que está a ser desenvolvido pela Autoridade Bancária Europeia”.

Os contributos para a consulta pública devem ser remetidos até 13 de junho de 2023.

AAT // CSJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS