Banco Europeu de Investimento disponibiliza 10 ME para empresas de mulheres moçambicanas

O Banco Europeu de Investimento (BEI), em coordenação com o Moza Banco, vai disponibilizar 10 milhões de euros para apoiar pequenas e médias empresas lideradas por mulheres em Moçambique.

Banco Europeu de Investimento disponibiliza 10 ME para empresas de mulheres moçambicanas

“O instrumento oferecerá empréstimos com condições favoráveis, direcionados para empresas que pertencem a mulheres ou são por estas lideradas, que empregam um número significativo de mulheres ou que oferecem serviços específicos para mulheres”, disse o Moza Banco, num comunicado distribuído à comunicação social.

Entre os setores, indicou o Moza Banco, o crédito, que resulta da iniciativa EIB Global, vai apoiar empresas ligadas à indústria transformadora, à agricultura e à saúde.

“A emancipação económica das mulheres é essencial para o desenvolvimento de um país”, afirmou o vice-presidente do BEI, Thomas Östros, citado na mesma nota.

Cerca de 52% da população moçambicana, maioritariamente rural, é composta por mulheres, num contexto marcado altos índices de pobreza, analfabetismo e barreiras para acesso ao financiamento.  

EAC // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS