Atividade económica aumenta em outubro e clima económico melhora em novembro

O indicador de atividade económica, que sintetiza indicadores quantitativos relativos à evolução da economia, aumentou em outubro em termos homólogos e o indicador de clima económico melhorou em novembro, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

Atividade económica aumenta em outubro e clima económico melhora em novembro

De acordo com a “Síntese Económica de Conjuntura”, hoje divulgada, o indicador de atividade económica (na perspetiva da despesa) aumentou em outubro, tal como já tinha aumentado em setembro, depois de ter diminuído em agosto (face aos mesmos meses de 2022).

O INE indica ainda que os “indicadores de curto prazo relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para outubro, apontam, em termos homólogos, para uma aceleração em volume da construção e em termos nominais dos serviços e para diminuições menos intensas na indústria”.

Já o indicador de clima económico, que deriva dos inquéritos qualitativos às empresas, aumentou em novembro.

Quanto ao indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), este aumentou em outubro pelo sétimo mês consecutivo (em termos homólogos). O indicador de consumo privado, por seu lado, registou crescimento homólogo em outubro mas abaixo de setembro.

IM // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS