ASAE apreende cerca de 50 mil litros de óleo alimentar na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 mil litros de óleo alimentar, por induzirem em erro os consumidores, em sete concelhos da região Centro, foi hoje anunciado.

ASAE apreende cerca de 50 mil litros de óleo alimentar na região Centro

A operação decorreu durante a última semana, com várias ações de fiscalização direcionadas a retalhistas, armazenistas e embaladores de produtos alimentares, nos concelhos de Oliveira do Hospital, Figueira da Foz, Vila Nova de Poiares e Penacova, no distrito de Coimbra, e Carregal do Sal e Tondela, no distrito de Viseu.

A apreensão, através da brigada especializada de práticas fraudulentas da Unidade Regional do Centro — Unidade Operacional de Coimbra, ocorreu no âmbito do combate à fraude sobre mercadorias e indução em erro ao consumidor no setor do azeite e óleos alimentares, afirma a ASAE, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Os trabalhos tiveram início num estabelecimento retalhista de comércio alimentar onde se verificou a existência de embalagens de um produto alimentar, cujas imagens na rotulagem – “ramos de oliveira e azeitonas” e as referências “olival, acidez máxima”, bem como a referência a uma zona com denominação de origem protegida de azeite, faziam crer ao consumidor que se tratava de azeite, sendo apenas tempero alimentar.

Por conseguinte, e no decorrer da ação de fiscalização feita num fornecedor/embalador foram apreendidos 1.145 litros de óleo alimentar, por falta de rotulagem de géneros alimentícios, tendo sido ainda determinada a suspensão da sua atividade, por falta de requisitos de higiene.

Estas operações culminaram com a apreensão de num total de 49.932 litros de óleo alimentar e 203.000 rótulos para serem colocados em embalagens de óleos alimentares, que “induziam em erro o consumidor quanto às características do produto, por falta de menções obrigatórias e incumprimento das práticas leais de informação”, refere a ASAE na mesma nota.

O valor total das apreensões ronda os 77 mil euros.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores, bem como na defesa de um setor crucial para a economia nacional”, conclui.

LYFR // JEF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS