ASAE apreende 6,6 toneladas de carne na área de Lisboa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, na passada sexta-feira, cerca de 6,6 toneladas de carne, numa operação direcionada ao abate clandestino nos concelhos de Loures, Mafra e Lisboa.

ASAE apreende 6,6 toneladas de carne na área de Lisboa

A operação que resultou na apreensão de 6,6 toneladas de carne foi realizada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, “na sequência de diligências de inquérito no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, direcionadas ao abate clandestino de animais”, esclarece a ASAE em comunicado. No âmbito da operação, dois cidadãos foram constituídos arguidos, tendo sido sujeitos a termo de identidade e residência.

Foram também cumpridos dois mandados de busca domiciliária, incluindo numa exploração pecuária, oito mandados de busca não domiciliária, um de pesquisa digital e fiscalizados três talhos, tendo sido apreendidos cerca de 6,6 toneladas de produtos “essencialmente carcaças de caprinos, no valor de cerca de 58.000 euros”.

“Após realização de perícia foi determinado tratar-se de carne proveniente de abate clandestino e/ou anormal avariado e/ou corrupto, e/ou sem rastreabilidade” refere a ASAE. Foi ainda apreendida, em numerário, a quantia de 11.470 euros,”suspeita de ser resultado da atividade ilícita desenvolvida”.

O balanço da operação inclui também a apreensão de uma caçadeira de calibre 12, e 37 cartuchos do mesmo calibre, bem como “um revólver de calibre 22 municiado com seis munições e 38 munições do mesmo calibre”. A ASAE garante que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Impala Instagram


RELACIONADOS