Arranca construção de nova marina em Vilamoura para receber 68 iates de luxo

A construção de uma nova marina em Vilamoura para receber até 68 iates de grande porte foi iniciada hoje, prevendo-se que esteja concluída em setembro próximo com um investimento de 23 milhões de euros.

Arranca construção de nova marina em Vilamoura para receber 68 iates de luxo

A infraestrutura vai permitir receber iates com 20 até 40 metros que até agora não tinham onde ficar ao longo da costa portuguesa e eram canalizados para Espanha, foi sublinhado por várias entidades durante a cerimónia que marcou, hoje de manhã, o início da obra.

“Esta nova marina em Vilamoura é altamente diferenciadora para o destino e vem responder a necessidades evidentes do mercado em relação a embarcações de grande porte, que atualmente passam ao largo da costa”, disse Isolete Correia, administradora da Vilamoura World e principal responsável pelo projeto.

O investimento de mais de 23 milhões de euros, segundo Isolete Correia, vai permitir a instalação de três pontões com 68 postos de amarração, “dotados com as tecnologias mais recentes capazes de contribuir para o conforto dos utilizadores e a sustentabilidade ambiental”.

Os iates terão os seus novos postos de amarração na zona do anteporto de acesso, a partir do mar, à já existente Marina de Vilamoura, que tem mais de 800 lugares para embarcações de menor dimensão.

A marina atual foi construída há 50 anos, no concelho de Loulé, e é um dos ‘ex-libris’ do Algarve.

Cada um dos novos posto de amarração irá dispor de múltiplas soluções para “promover o conforto e a sustentabilidade”.

Entre os novos serviços que vão ser oferecidos vai estar um sistema de ‘pump-out’ (escoamento) individual para todas as embarcações, que irá permitir a recolha de águas residuais.

De acordo com os responsáveis da nova marina, estão ainda previstos a instalação de pontos de carregamento para embarcações elétricas e sistemas para a monitorização e gestão remota dos consumos de água e eletricidade.

Finalmente, “estão também em desenvolvimento estudos para a implementação de sistemas de dessalinização e geração de energia fotovoltaica para abastecimento eficiente de água e eletricidade”.

“Para Portugal é prestigiante ter uma marina assim”, disse a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, acrescentando que o projeto traz “um outro tipo de turismo” que o país está a precisar.

O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, também presente na cerimónia, referiu que este projeto cumpre requisitos que considera importantes, como o respeito pela sustentabilidade, ajudando ao mesmo tempo o turismo de Algarve a crescer com qualidade.

FPB // MAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS