Agricultores bloqueiam trânsito junto à fronteira do Caia em Elvas

Um grupo de agricultores cortou hoje a autoestrada A6, nos dois sentidos, a um quilómetro de Badajoz (Espanha), estando o trânsito a circular por uma via secundária sob o “olhar” das autoridades de Portugal e Espanha.

Agricultores bloqueiam trânsito junto à fronteira do Caia em Elvas

De acordo com o Movimento Civil de Agricultores, que promove o protesto, a A6 foi cortada nesta zona junto a Espanha pelas 06:40 “de forma pacífica e ordeira”.

Perto das 07:00, uma outra coluna de carrinhas e veículos todo-o-terreno, encabeçada por uma viatura da GNR, entrou na A6 em direção à fronteira do Caia, mas pouco depois do nó Elvas Oeste, onde tinha entrado, dois carros, um em cada faixa, pararam.

Os condutores abriram o capô dos veículos e alegaram que as viaturas estavam avariadas, impedindo a passagem do trânsito.

Já junto à fronteira do Caia, a um quilómetro de Badajoz, os agricultores pararam as viaturas nas vias e, pouco e pouco, desencadearam diálogos entre eles e partilharam alguns petiscos.

Esta ação junto à fronteira está a ser acompanhada pela GNR e Guardia Civil espanhola.

Os agricultores estão hoje na rua com os seus tratores, de norte a sul, reclamando a valorização do setor e condições justas, num protesto que deverá bloquear várias estradas, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa

HYT (SM) // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS