Covid-19: 1700 pessoas farão testes de imunidade no final de abril

«Neste momento não sabemos qual a proporção da população que está imunizada», referiu Graça Freitas.

Covid-19: 1700 pessoas farão testes de imunidade no final de abril

Na habitual conferência de imprensa após a divulgação do boletim epidemológico referente à pandemia da Covid-19, em Portugal, a diretora-geral da Saúde foi questionada sobre a possibilidade da criação de um cordão sanitário em Castro Daire. Graça Freitas revelou que a autarquia está a prepara um plano para apresentar às autoridades. «Sim, está a ser equacionado», confirmou.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Já são conhecidos os números em Portugal

Teste piloto está a ser preparado

Relativamente aos testes sorológicos, Fernando Almeida, referiu que não está em questão a sua credibilidade, mas sim a oportunidade de ser feito o teste. «Está a ser preparado um teste piloto» pelo Instituto Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em conjunto com a DGS, de maneira a testar o grau da imunidade da população.

Graça Freitas afirmou que é necessário encontrar a altura certa para que o teste seja feito «Neste momento não sabemos qual a proporção da população que está imunizada», referiu.

Fernando Almeida explicou que a primeira fase do teste poderá arrancar no final de abril ou no início de maio, altura em que será lançado um inquérito-piloto a 1700 pessoas, de maneira a conhecer os primeiros níveis de imunização. «Mais para a frente iremos fazer, naturalmente, um grande inquérito a toda a população», disse.

«Estamos a querer reforçar as proteções dos profissionais de saúde»

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse que foram encomendadas 5 milhões de máscaras cirúrgicas e 850 máscaras ff2, material que deverá chegar a Portugal já esta sexta-feira. «Estamos a querer reforçar as proteções dos profissionais de saúde», afirmou.

António Lacerda Sales referiu que foram encomendadas 52 milhões de máscaras, sendo que 15 milhões já foram entregues.

Texto: Joana Ferreira

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira, 9 de abril

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS