Covid-19. Associação Portuguesa de Doentes com Parkinson lança linha de apoio

É importante que os doentes não deixem a terapia, alerta a associação este sábado 11 de abril, Dia Mundial da Doença de Parkinson. Além de uma linha de apoio, lança manual de exercícios.

Covid-19. Associação Portuguesa de Doentes com Parkinson lança linha de apoio

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Doença de Parkinson (11 de abril), a Associação Portuguesa de Doentes com Parkinson (APDPk) lança uma linha de apoio para ajudar doentes e cuidadores a esclarecer todas as dúvidas durante a pandemia da Covid-19. assim como apoiar nesta fase de isolamento social.

Tendo ainda como objetivo apoiar os doentes nesta fase de isolamento social foi ainda criado um manual com vários exercícios de fisioterapia, terapia da fala, dicas sobre postura, alimentação ou hidratação que permitem aos pacientes dar continuidade em casa às atividades que desenvolviam nas sessões organizadas na associação.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Espanha prolonga controlo nas fronteiras com Portugal e França

“Devido à pandemia de Covid-19 tivemos de cancelar todas as atividades e sessões de terapia que, por norma, oferecemos aos nossos doentes.  Sem algumas dessas terapias, os doentes poderiam regredir no que diz respeito à melhoria dos sintomas”, explica Ana Botas, presidente da APDPk. “Já a linha de apoio foi pensada para doentes e cuidadores que muitas vezes nos procuram com questões práticas bem como para nos pedir estratégias para lidar com a depressão e ansiedade, muito características da doença de Parkinson”, refere.

Joaquim Ferreira, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Diretor do CNS – Campus Neurológico e membro do Conselho Científico da APDPk, explica também que, nesta fase de isolamento social decretada pelo estado de emergencia – que se espera ser prolongado até 1 de maio – os doentes com Parkinson devem manter os tratamentos prescritos pelos seus médicos e terapeutas e que cumpram as medidas de distanciamento físico e proteção sugeridas pela DGS.

“Apesar de a Doença de Parkinson não ser um fator de risco para complicações mais graves da infeção pelo novo coronavírus, é reconhecido que a idade, por si só, aumenta o risco de complicações. As pessoas com Parkinson devem assim adotar os mesmos cuidados das pessoas da mesma idade e que não têm a doença. Relativamente à medicação, é importante reiterar que não há nenhuma necessidade dos doentes pararem ou alterarem qualquer medicamento”, explica.

Dicas para ajudar os cuidadores a lidar com esta fase mais difícil

Em Portugal existem entre 18 a 20 mil doentes de Parkinson e são identificados todos os anos cerca de dois mil novos casos. Dicas para ajudar os cuidadores a lidar com esta fase mais difícil, tais como:

· Manter as rotinas e planear as semanas de forma a cumprir alguns objetivos;

· Manter-se informado através de fontes seguras e fidedignas como a DGS e a OMS;

· Aproveitar os momentos de descanso do doente com Parkinson e fazer alguma atividade de lazer.

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sábado, 11 de abril
Mãe deixa filho recém-nascido trancado no carro enquanto faz compras

Leia a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS