Coronavírus. Câmaras suspendem atividades culturais em força

São várias as câmaras municipais que optaram por cancelar e suspender várias atividades.

Coronavírus. Câmaras suspendem atividades culturais em força

São várias as câmaras municipais que optaram por cancelar e suspender várias atividades. Na sequência deste surto de coronavírus, vários museus e teatros foram encerrados. Peças de teatros, concertos e outros eventos foram também suspensos. Ginásios e restaurantes estão também a fechar portas.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira

Câmara de Cinfães suspende atividades

A Câmara de Cinfães vai suspender a utilização das piscinas municipais e dos restantes equipamentos desportivos, devido ao Covid- 19. Em comunicado, a autarquia refere que também decidiu suspender os eventos desportivos agendados para março e abril, as actividades culturais previstas para o auditório municipal e o programa Férias em Movimento. Ficará igualmente suspensa a abertura ao público da biblioteca municipal, do posto de turismo, do Museu Serpa Pinto e do Centro Interpretatvo do Vale de Bestança.

As feiras quinzenais do concelho que se realizam sem Cinfães, Souselo e Nespereira, e a Feira da Terra também não se vão realizar, acrescenta a autarquia.

Barcelos fecha equipamentos e serviços mas mantém feira e mercado

A Câmara de Barcelos decidiu encerrar ao público, a partir desta quinta-feira e por tempo indeterminado, um conjunto de equipamentos e serviços, mas a feira semanal e o mercado mantêm-se em funcionamento.

Em comunicado, o município refere que, no âmbito das medidas de prevenção da Covid-19, foram encerrados os pavilhões municipais, piscinas, museus, Posto de Turismo, Torre Medieval, Biblioteca, Arquivo Municipal, Casa da Juventude e albergue da Casa da Recoleta.

A agenda do Theatro Gil Vicente foi cancelada e foram suspensos os programas educativos municipais desenvolvidos nas escolas do concelho e os programas desportivos e culturais municipais. O município decidiu ainda suspender visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural, incluindo visitas de estudo que recorram ao serviço de transportes da autarquia.

Por outro lado, foram canceladas as atividades promovidas por terceiros em espaços públicos municipais. Foram encerrados todos os balcões de atendimento municipais, com exceção do Balcão Único. A Feira Semanal e o Mercado Municipal manter-se-ão em funcionamento.

Torres Vedras cancela atividades até 14 de abril

A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, encerra diversos espaços municipais e suspende atividades, deslocações ao estrangeiro e licenças para eventos entre hoje e 14 de abril para reduzir o risco de contágio do novo coronavírus.

O município decidiu adotar “medidas temporárias com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio”, refere um comunicado esta quinta-feira divulgado. Entre as medidas está o encerramento de equipamentos municipais: arquivo, biblioteca, Centro de Educação Ambiental, centros de interpretação, castelo, galerias municipais, Fábrica das História Jaime Umbelino, loja, Museu Municipal Leonel Trindade, postos de turismo de Torres Vedras e Santa Cruz e Teatro-cine.

A autarquia decidiu também suspender todos os eventos culturais, sociais e desportivos que ia promover, as feiras, as deslocações de autarcas e funcionários ao estrangeiro, o licenciamento de eventos em todo o concelho, a cedência de espaços e autocarros municipais e o atendimento presencial em sala por técnicos no Edifício Multisserviços, privilegiando a comunicação por telefone, correio eletrónico ou teleconferência. As medidas “estão sujeitas a uma avaliação permanente” e vão vigorar pelo menos desta quinta-feira a 14 de abril.

Autarquia de Mafra fecha instalações

A Câmara de Mafra, no distrito de Lisboa, encerra de esta quinta-feira a 30 de abril diversas instalações municipais e suspende atividades como medida cautelar para minimizar o risco de contágio do novo coronavírus, foi anunciado em comunicado.

A autarquia decidiu encerrar piscinas, pavilhões e ginásios, na área do desporto; bibliotecas, auditórios, galerias e o museu, no setor cultural; e os postos de turismo de Mafra e Ericeira. Continuam abertos os serviços de atendimento ao público, os serviços de apoio à família enquanto as escolas permanecerem abertas (refeições, prolongamento de horários e atividades para crianças durante as pausas letivas), os mercados municipais de Mafra e da Ericeira, os parques e jardins municipais e as incubadoras de empresas da Ericeira e Mafra.

Até 30 de abril, estão também suspensas as atividades desportivas, culturais, sociais, de turismo e lazer promovidas pelo município ou por outras entidades que utilizem as instalações municipais, apoios logísticos do município a atividades promovidas por associações ou outras entidades e feiras.

Guarda cancela feiras, suspende atividades culturais e encerra piscinas

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que cancelou feiras ao ar livre, atividades com idosos, espetáculos culturais, encerrou piscinas e limitou a utilização de equipamentos desportivos, no âmbito do Plano de Contingência da doença Covid-19.

Em comunicado, a autarquia presidida por Carlos Chaves Monteiro refere que tomou medidas preventivas em relação à realização de atividades municipais que, “pelo número de participantes envolvidos, proveniência dos mesmos ou condições da sua realização, possam potenciar riscos inadequados”.

Segundo o município, foi decidido o cancelamento das feiras e mercados ao ar livre no concelho da Guarda, o encerramento do complexo de Piscinas Municipais até ao final do mês e o cancelamento de todas as atividades do Programa Guarda+65 (dirigido a idosos e reformados).

Foi também decidido, até ao final do mês, o cancelamento das atividades do Teatro Municipal da Guarda “que agreguem mais de 100 pessoas em cada evento” e dos espetáculos inseridos na iniciativa “Quadragésima”, que estava agendada para o período da Quaresma e da Páscoa.

Câmara de Lisboa fecha museus, teatros e suspende eventos

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou, esta terça-feira, que tomou medidas temporárias com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio do novo coronavírus na cidade. Através de comunicado,  a autarquia explica que as medidas entram em vigor a partir de amanhã, dia 11 de março, e estarão em vigência até dia 3 de abril.

Na sequência do «Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença e das orientações da Direção-Geral de Saúde para diminuir a evolução epidemiológica», a Câmara Municipal decidiu: encerrar os Museus, Galerias e Bibliotecas Municipais; encerrar os Teatros Municipais – São LuizLuCa e Teatro do Bairro Alto) -, o Padrão dos Descobrimentos e o Cinema São Jorge; suspender todas as atividades desportivas promovidas pelo município em recinto fechado, nomeadamente, as Olisipíadas:

A autarquia decidiu encerrar as piscinas geridas pelo município e juntas de freguesia; suspender todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo município; suspender as atividades complementares à ação educativa do tipo visitas de estudo e passeios promovidas pelo município ou com recurso ao serviço de transportes da CML; manter, por enquanto, em funcionamento feiras e mercados, reforçando as ações de formação e prevenção já em curso; promover com cada junta de freguesia a avaliação de cada iniciativa concreta que se encontre programada e manter em funcionamento regular todos os serviços de atendimento ao munícipe, assim como os parques e jardins de gestão municipal. O Castelo de São Jorge mantém-se aberto ao público.

Autarquia de Coimbra encerra equipamentos municipais

A Câmara de Coimbra encerrou todos os equipamentos municipais, cancelou os eventos públicos promovidos pelo município, suspendeu feiras e reforçou a desinfeção das viaturas dos serviços de transportes urbanos, até 03 de abril, devido ao Covid- 19.

Atendendo a que se torna “necessário tomar medidas extraordinárias complementares para minimizar os efeitos da propagação” do surto epidémico de coronavírus, a autarquia cancelou “todos os eventos públicos” promovidos pela Câmara, como atividades culturais, desportivas e recreativas, espetáculos e atividades para grupos escolares, entre outras.

Equipamentos como a Casa da Cultura ou o Convento São Francisco, as piscinas municipais e o Pavilhão Multidesportos, o Estádio de Taveiro e a pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra ou o campo de futebol da Arregaça, por exemplo, ficam, assim, encerrados até 03 de abril, de acordo com o despacho do presidente da Câmara, Manuel Machado, emitido na quarta-feira.

Outra das medidas adotada pela Câmara é a suspensão da realização de certames “cuja abrangência não seja estritamente de cariz local”, como as feiras de Artesanato Urbano, de Velharias, de Sábado (no Bairro Norton de Matos), e dos 7 e dos 23.

O Mercado Municipal D. Pedro V mantém-se, no entanto, “por enquanto”, em funcionamento, mas com reforço das “ações de contingência e a sua divulgação já em curso”, refere o mesmo despacho.

É igualmente mantido o acesso “aos locais de atendimento geral ao público da Câmara e dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra), reforçando a promoção da preferência por canais de atendimento não presencial, como sejam os Serviços Online, o telefone e/ou o correio eletrónico”.

O “reforço da limpeza e desinfeção das viaturas dos SMTUC, instalação de doseador com solução desinfetante dentro dos autocarros e sensibilização para a aquisição atempada dos bilhetes evitando a sua compra a bordo”, é outra das medidas adotadas pela Câmara de Coimbra.

Relativamente às escolas, “será cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com os agrupamentos escolares”, sublinha o despacho.

Santo Tirso fecha espaços

A Câmara de Santo Tirso anunciou hoje o encerramento ao público a partir de sexta-feira e por tempo indeterminado de todos os equipamentos municipais de âmbito desportivo e cultural, com o objetivo prevenir a propagação da Covid-19.

Entre os espaços encerrados estão o Pavilhão Polidesportivo Municipal, o Parque Desportivo Municipal Sara Moreira, o pavilhão e piscina municipais, a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, o Centro Interpretativo do Monte Padrão e Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

No caso do Parque Desportivo Municipal Sara Moreira e do Pavilhão Municipal, “serão apenas permitidos os jogos de competições federadas já calendarizados, com a recomendação de que se realizem à porta fechada”, refere ainda a comunicação do município.

Acresce a isto a “suspensão dos programas desportivos Santo Tirso Ativo, Boccia Sénior e Desporto Adaptado” e o “cancelamento da reunião descentralizada da câmara prevista para o dia 19 de março, na União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira”.

“Foram já cancelados todos os eventos de caráter público, até ao final de abril, bem como todas as viagens de trabalho e ações de formação previstas, limitando ao máximo reuniões presenciais, e restringindo a entrada de pessoas externas nos serviços”, lê-se ainda no comunicado.

A autarquia recomenda, por isso, “que se evite, sempre que possível, as deslocações aos serviços municipais, pelo que os munícipes devem privilegiar o contacto por telefone 252 830 400 ou email [email protected]”.

Na informação hoje disponibilizada, a autarquia liderada pelo socialista Alberto Costa informa ainda que “mantém-se em funcionamento o Espaço do Munícipe, a Central de Transportes, as Estações de Caminhos de Ferro de Santo Tirso e de Vila das Aves, bem como a Feira e o Mercado Municipal”.

Castelo Branco cancela eventos públicos

A Câmara de Castelo Branco anunciou hoje o encerramento de uma dezena de equipamentos municipais, nos quais se incluem piscinas, bibliotecas, pavilhões e auditórios, como medida de prevenção da propagação do Covid- 19.

Considerando o desenvolvimento da propagação do COVID-19, num âmbito estritamente preventivo e de proteção da saúde coletiva dos munícipes, a Câmara de Castelo Branco decidiu adotar medidas de contenção, a partir de hoje e até 29 de março.

Câmara de Pinhel suspende atividades

A Câmara Municipal de Pinhel, no distrito da Guarda, anunciou hoje que encerrou equipamentos públicos e suspendeu atividades, no âmbito do Plano de Contingência do Covid-19.

A autarquia presidida por Rui Ventura refere em comunicado que “face à evolução do surto de coronavírus (Covid-19) em Portugal”, aprovou o seu Plano de Contingência e decidiu pôr em prática algumas medidas de prevenção.

A mesma autarquia do distrito da Guarda “aconselha outras entidades a não organizarem atividades com as características acima mencionadas, sendo que atividades que estejam sujeitas a licenciamento por parte da autarquia deverão obedecer às mesmas condicionantes”.

Texto: Joana Ferreira com Lusa

LEIA MAIS
Coronavírus. Bar em Santa Maria da Feira fotografa vítima em ambulância para promover festa

 

Impala Instagram


RELACIONADOS