Conheça os principais tipos de envelope

A ascensão do digital fez com que muitas tecnologias sedimentadas na nossa sociedade caíssem em desuso, mas não foi o caso dos envelopes.

Conheça os principais tipos de envelope

Utilizado maioritariamente para correspondência, este dispositivo de armazenamento adaptou-se aos novos tempos e adaptou-se a muitos negócios e nichos de mercado. O envelope é habitualmente de papel e serve para enviar documentos, cartas, pequenos artigos ou lembretes.

Atualmente, existem muitos negócios com produtos de pequeno porte que utilizam o envelope para a expedição de encomendas. Com efeito, existem vários tipos e formatos de envelopes, que podem ser encontrados em lojas online como a Envelopesonline.pt.

Estes são os tipos de envelope principais:

Envelope saco

Este é um modelo muito visto no mundo empresarial e é quase impossível não colocar a vista num exemplar destes num escritório comum. Serve habitualmente para armazenar ou enviar documentação como propostas, briefings, orçamentos, contratos e derivados.

Este envelope mede entre 11 x 17 cm e 37 x 47 cm, variando muito de acordo com o intuito com que é usado. Nas empresas, é tido como o envelope perfeito para acomodar documentos do tamanho A4. Permitem também uma personalização total, o que garante que a identidade da empresa vai estampada nos documentos.

Este aspeto é muito apreciado pelas empresas que pretendem consolidar as suas marcas.

Envelope carta ou meio saco

Semelhante ao saco, a principal diferença está no tamanho. É quase sempre utilizado para correspondência, já que o seu tamanho (23 x 16,5 cm) não permite grandes armazenamentos.

As empresas utilizam este modelo de envelope para o envio de promoções, ações promocionais para utilizadores ou consumidores e mala direta.

Também é utilizado para o envio de cartões-postais e é quase sempre objeto de personalização: com o branding da empresa ou da ação de marketing.

Envelope ofício

Este é o tipo de envelope mais utilizado. Mede 11 x 23 cm e é aquele envelope que as pessoas recebem nas suas caixas de correio com as contas de consumo do telefone, TV ou água.

Funciona muito bem para o envio de documentos que podem ser dobrados. O que varia neste envelope é o tipo de papel utilizado e também o tipo de indicadores que surgem na frente: logos, campos postais, janela, selo, etc.

A sobriedade é importante quando o envelope ofício é utilizado para fins corporativos, mas é muito aconselhável a implementação de uma personalização profunda quando se tratam de ações promocionais criativas.

Outros

Para além dos envelopes acima referidos, existem também os tipos ministro e americano. O envelope ministro é o envelope mais formal e tem um design bem corporativo. Mede 120 x 176 mm e tem um fecho retangular com bico.

O envelope americano também possui um fecho retangular, que pontifica na frente do envelope e permite que ele seja selado nessa parte. Os demais tipos ou formatos como, por exemplo, o carteira, destacável ou losango, são menos populares.

Ainda assim, podem ser os mais adequados ao intuito e objetivo comercial da sua empresa ou projeto. Tendo isto em conta, é importante conhecer todos os tipos de envelope e escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

Impala Instagram


RELACIONADOS