Como tem evoluído o setor de transporte de mercadorias em Portugal?

Com um papel determinante na economia nacional, o setor de transporte de mercadorias tem vindo a conquistar terreno nos últimos anos. No entanto, a crise a atual ameaça o equilíbrio desta área, tal como o de muitas outras.

Como tem evoluído o setor de transporte de mercadorias em Portugal?

Fique a saber como tem evoluído o setor de transporte de mercadorias em Portugal e conheça o apoio aprovado este ano pela Comissão Europeia e que vai beneficiar pequenas, médias e grandes empresas desta indústria.

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A evolução do setor em Portugal

Nos últimos tempos, o volume de negócios do transporte rodoviário de mercadorias tem apresentado evoluções positivas em Portugal. No ano de 2021, cresceu 7,6%, passando a constituir-se como um mercado de 3.000 milhões de euros.

Também o mercado ibérico experienciou um crescimento semelhante, revelando uma evolução de 7,1% em relação ao ano anterior e passando a representar um volume de negócios de 18.000 milhões de euros.

De acordo com a Informa D&B, este é um crescimento que transpõe o mercado para um patamar superior àquele em que se encontrava antes da pandemia da Covid-19.

Contudo, a recuperação é evidente. Recordamos que em 2020, o setor do transporte rodoviário de mercadorias sofreu uma perda de volume de negócio de 5,1%.

Este decréscimo foi provocado por motivos relacionados com a pandemia, nomeadamente a diminuição do comércio e, consequentemente, da necessidade de transporte.

Nos próximos tempos, de acordo com a Informa D&B, há uma expectativa em relação ao crescimento das margens de lucro.

Uma vez que os preços do combustível e da mão de obra têm aumentado, o lucro da indústria deveria subir para compensar estes custos.

A longo prazo, tanto nacional como internacionalmente, o foco está na otimização da indústria a nível ambiental. Com o objetivo de criar condições para uma gestão mais sustentável das mercadorias, o Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia (2011) prevê uma série de mudanças no modus operandi das empresas de transportes.

As medidas, de implementação gradual, concentram-se na utilização de meios de transporte alternativos ao ferroviário para grandes distâncias.

Também a utilização de combustíveis como a conhecemos sofrerá algumas mudanças. No Plano Nacional Energia e Clima para 2030, declara-se o objetivo de aumentar a produção e consumo de combustíveis renováveis alternativo.

Esta medida tem como principal alvo os setores de transporte rodoviário pesado de mercadorias de longa distância, pesados de passageiros, setor de aviação e setor marítimo de mercadorias.

Investimento no setor de transporte de mercadorias

As notícias parecem ser positivas para o futuro próximo deste setor em Portugal. A Junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou um pedido do Governo a propósito de um apoio de Estado para as empresas de transporte de mercadorias.

O timing não é aleatório: a ajuda, cuja necessidade se faz notar, servirá para fazer frente aos efeitos da última crise, impulsionada pela situação de guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Segundo a Comissão Europeia, esta autorização servirá para sanar uma perturbação grave da economia de um estado-membro. Este apoio às empresas de transporte de mercadorias será concedido através de subvenções diretas.

Falamos de um total que se aproxima dos 46 milhões de euros, a ser distribuídos por empresas do setor de transporte rodoviário de mercadorias consideradas afetadas pela crise, independentemente da sua dimensão.

O limite é claro: o apoio deverá ser concedido até dia 31 de dezembro de 2022, no máximo, e não pode ultrapassar a quantia de 400 mil euros por beneficiário.

Em tempos de crise, esta iniciativa constitui um apoio essencial para impulsionar o setor de transporte de mercadorias e, consequentemente, a economia nacional.

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