Causa da morte de menino de seis anos com covid-19 poderá ter sido engasgamento

O menino de seis anos que morreu, no passado domingo, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, poderá não ter morrido de complicações derivadas da covid-19 ou da vacina da Pfizer que tinha recebido a 8 de janeiro.

Causa da morte de menino de seis anos com covid-19 poderá ter sido engasgamento

O menino de seis anos que morreu, no passado domingo, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, poderá não ter morrido de complicações derivadas da covid-19 ou da vacina da Pfizer que tinha recebido a 8 de janeiro. De acordo com o Expresso, a autópsia urgente da criança já foi pedida e a causa da sua morte poderá estar relacionadas com engasgamento.

“A equipa que estava de serviço na urgência pediátrica não conseguiu determinar com clareza se a obstrução aconteceu antes ou depois da paragem cardiorrespiratória”, escreve o Expresso. “Normalmente não há vómito após o coração parar de bater e a respiração ser suspensa”, refere a publicação, citando cardiologistas pediátricos.

O menino estava vacinado, mas ainda assim estava infetado com covid-19. Não apresentava quaisquer sintomas relacionados com a doença. Tinha 38,3 graus de febre e estava sozinho na sala quando foi encontrado inanimado pelo pai. Foi levado até ao Hospital de Santa Maria no carro dos pais e deu entrada nas urgências, sendo levado para os cuidados intensivos. Foram feitas tentativas de reanimação, mas acabou por falecer.

PGR abre inquérito à morte de criança com covid-19 no Santa Maria

A PGR confirmou a abertura de inquérito, que corre no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou na segunda-feira a morte de criança de seis anos com teste positivo para SARS-CoV-2 no domingo no Hospital Santa Maria e que as causas da morte estão a ser analisadas. O centro hospitalar afirmou, em comunicado, que a criança deu entrada no Hospital de Santa Maria no sábado com “um quadro de paragem cardiorrespiratória”.

LEIA DEPOIS
Adolescente de 15 anos vítima de atropelamento e fuga [vídeo]

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS