Bebé operada ao cérebro com sucesso ainda no útero da mãe

Bebé ainda no útero da mãe foi operada ao cérebro. A cirurgia correu bem e a criança, com 34 semanas de gestação, foi salva. Nasceu entretanto e evolui normalmente.

Bebé operada ao cérebro com sucesso ainda no útero da mãe

Uma bebé ainda no útero da mãe foi operada ao cérebro com sucesso. A criança, que na altura estava na 34ª semana de gestação, foi salva e nasceu entretanto. De acordo com os médicos, “está a evoluir perfeitamente bem”.

Para ler depois
Fatura da eletricidade baixa a partir de julho

A técnica utilizada na cirurgia chama-se Galeno (cuja sigla em inglês é VOGM) in útero. Foi a primeira vez que as equipas de cirurgiões do Brigham and Women’s Hospital e o Boston Children’s Hospital, ambos nos Estados Unidos da América, fizeram uma operação como esta. O caso, descrito como cirurgia cerebrovascular in-utero, foi publicado no jornal científico Stroke, principal publicação da American Stroke Association, divisão da American Heart Association.

Bebé operada ao cérebro corria o risco de sofrer lesões cerebrais generalizadas

Para a cirurgia, foram reunidos médicos de radiologia, radiologia neurointervencionista, anestesiologia e assistência materno-fetal, que realizaram a embolização in-utero num feto com malformação da veia de Galeno (VOGM). A cirurgia foi realizada como parte de um ensaio clínico realizado com a supervisão da Food and Drug Administration dos EUA.

Carol Benson, médica radiologista da BWH e ex-diretora do Serviço de Ultrassom Obstétrico de Alto Risco da BWH, detalhou que foi utilizada a embolização transuterina guiada por ultrassom para abordar a veia de malformação de Galeno antes do nascimento. De acordo com a especialista, “todos se emocionaram ao verificar o declínio agressivo geralmente observado após o nascimento”.

Para ler ainda
Morreu Rita Lee, precursora do rock brasileiro

VOGM é uma condição rara que ocorre quando as artérias deformadas no cérebro se ligam diretamente às veias em vez de aos vasos capilares. A condição retarda o fluxo sanguíneo e pode levar ao fluxo de sangue de alta pressão nas veias. Com este aumento na pressão, o cérebro da criança pode ser impedido de ser drenado adequadamente, causando lesões cerebrais generalizadas ou mesmo perda grave de tecido no cérebro.

Junte-se a nós no Facebook

Impala Instagram


RELACIONADOS