Declínio dos Oceanos ameaça sustento de mais de um terço da população

A organização ambientalista Zero alertou hoje que o declínio dos oceanos avança anualmente e põe em perigo o modo de vida de mais de um terço da população mundial.

Declínio dos Oceanos ameaça sustento de mais de um terço da população

Poluição por plástico, emissões de gases poluentes pelos transportes marítimos e pesca sem controlo somam-se às alterações climáticas como principais ameaças ao declínio dos oceanos, cujo dia mundial se assinala na quarta-feira. Com a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas à vista, marcada para 27 de junho a 1 de julho em Lisboa, a Zero espera que as nações se comprometam a proteger 30% dos oceanos até 2030, classificando-o em reservas naturais e áreas marinhas protegidas. Defende ainda que se adote um tratado global “que trave a utilização de plástico, em particular de plásticos descartáveis”.

Para ler depois
Mais de 230 recifes de coral ameaçados de extinção em todo o mundo
Os recifes de coral cobrem apenas 0,1% do Planeta, mas abrigam cerca de 25 a 30% de toda a vida aquática. Das mais de 5 mil espécies, 232 estão ameaçadas de extinção (… continue a ler aqui)

Portugal, considera a Zero, deve garantir que há “planos de gestão das áreas marinhas protegidas adequados” e adotar “com urgência” um sistema de depósito com retorno das embalagens descartáveis de plástico, metal e vidro, adotado em 2018 e que deveria estar a funcionar desde janeiro deste ano” para contrariar o desperdício de “quatro milhões de embalagens” que vão em parte parar aos oceanos e ao ambiente. Com cerca de “três mil milhões de pessoas” a dependerem dos oceanos para o seu sustento, os mares são também “responsáveis pela produção de mais de 50% do oxigénio” e absorvem um quarto das emissões de dióxido de carbono mundiais.

Impala Instagram


RELACIONADOS