Variante sul-africana da covid-19 pode resistir à vacina

Cientistas britânicos alertam que nova estirpe do vírus pode ter sofrido mutações que o tornam imune às vacinas já em uso.

Variante sul-africana da covid-19 pode resistir à vacina

Cientistas britânicos alertam que a nova estirpe do coronavírus descoberta na África do Sul pode ser resistente às vacinas que já estão a ser administradas em vários países, incluindo Portugal.

Segundo Simon Clarke, professor de microbiologia da Universidade de Reading, as duas novas variantes detetadas no Reino Unido e na África do Sul possuem algumas características em comum, mas a estirpe sul-africana, além de mais agressiva, possui “mutações adicionais que são muito preocupantes”. O docente aponta para alterações significativas na chamada proteína de ‘spike’, usada pelo vírus para infetar as células humanas, as quais “podem tornar o vírus menos suscetível à resposta imunitária causada pela vacina”.

Também Lawrence Young, investigador e virologista da Universidade de Warwick, notou que a variante sul-africana sofreu “múltiplas mutações” na proteína de ‘spike’.

Recorde-se que em dezembro, uma equipa de investigadores sul-africanos, liderada pelo professor Tulio de Oliveira, detetou uma nova variante que afeta, sobretudo, pacientes mais jovens. “A variante 501.V2 do vírus SARS-CoV-2 foi identificada por investigadores sul-africanos e comunicada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Atinge principalmente pacientes mais jovens, que desenvolvem formas graves da doença”, afirmou o ministro Zweli Mkhize.

LEIA MAIS
Ala pediátrica do Hospital da Feira evacuada devido a incêndio

Impala Instagram


RELACIONADOS