Valentina «dificilmente sobreviveria» após agressões, diz médico legista

Dada a gravidade das lesões, mesmo que Valentina tivesse tido assistência médica, dificilmente teria sobrevivido, declarou em tribunal o médico responsável pela autópsia do corpo da menina.

Valentina «dificilmente sobreviveria» após agressões, diz médico legista

O médico Carlos Durão – responsável pela autópsia do corpo da menina – explicou nesta quarta-feira, perante o coletivo de juízes do Tribunal de Leiria, que mesmo que Valentina tivesse sido assistida, “dificilmente sobreviveria” às agressões que lhe terão sido infligidas pelo pai.

“Devido à gravidade das lesões, nomeadamente à hemorragia cerebral, dificilmente teria sobrevivido. Ou ficaria em estado vegetativo“, disse Carlos Durão ao presidente do coletivo de juízes.

Sem elementos que lhe permitissem indicar a hora da morte da menina de Peniche, o perito disse que “a medicina não é uma ciência exata“. “A morte aconteceu algum tempo depois das agressões, mas não podemos precisar”.

Perante a insistência dos magistrados, Carlos Durão acrescentou que, para evitar a morte de Valentina e face às lesões que apresentava, teria de ter sido socorrida uma a duas horas depois. “Não posso precisar”, sublinhou.

Ministério Público pede pena máxima

Face ao testemunho do médico, a procuradora do Ministério Público (MP) manteve o pedido de condenação de Sandro e de Márcia Monteiro, madrasta de Valentina, a uma pena de 25 anos de prisão, cada um, pela coautoria do crime de homicídio e de profanação de cadáver.

“Resultou de forma evidente que o perito não soube indicar a hora da morte, mas esclareceu que se a menor tivesse tido assistência, hora a hora e meia depois, a sua morte podia ter sido evitada“, observou a procuradora.

A leitura do acórdão ficou marcada para as 14h00 do dia 21 de abril, na Batalha.

LEIA AINDA
Algarve. Assassinas de Diogo andaram cinco dias com partes do corpo em carros
MP pede pena superior a 20 anos para namoradas que desmembraram jovem
O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de prisão superior a 20 anos para as duas mulheres acusadas de matar um homem em 2020, no Algarve, enquanto a defesa pediu a sua absolvição, alegando a inexistência de provas. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS