ÚLTIMA HORA | Novo caso suspeito de coronavírus em Portugal

Homem veio de Milão e está internado no Hospital São João, no Porto.

ÚLTIMA HORA | Novo caso suspeito de coronavírus em Portugal

Homem veio de Milão e está internado no Hospital São João, no Porto.

Governo espera que português infetado seja transferido para hospital nas “próximas horas ou dias”

 

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que o Governo português continua a insistir com as autoridades japoneses para que o português infetado com o novo coronavírus, retido no navio no Japão, seja transferido para uma unidade hospitalar.

“O nosso concidadão continua no navio em quarentena e ainda não foi transferido para um hospital de referência. Continuamos a insistir com as autoridades japoneses para que o seja. Esperamos que venha a ser nas próximas horas ou dias”, disse à Lusa Augusto Santos Silva.

De acordo com o ministro, os contactos estão a ser feitos em primeiro lugar no Japão através da embaixada portuguesa com o ministro do Negócios Estrangeiros japonês, que é o canal de contacto e também através de diligências em Lisboa com a embaixada do Japão em Lisboa.

“Continuamos a usar os meios diplomáticos ao nosso dispor para conseguir o mais depressa possível este objetivo, que o nosso concidadão seja transferido para um hospital de referência para que o seu estado de saúde seja mais bem acompanhado”, disse.

Augusto Santos Silva disse à Lusa ter a informação de que o estado de saúde de Adriano Maranhão passou a ser sintomático.

“Temos a informação divulgada pela esposa que no último dia o nosso concidadão tenha já apresentado alguns sintomas. Ele estava assintomático e não estava a ser considerado prioritário. A informação que nos chegou e é pública é que tenha já apresentado sintomas febris e que tenho sido medicado pelo médico do navio. Esta informação faz com que aumente a nossa pressão no sentido de que a transferência seja realizada”, sublinhou.

Augusto Santos Silva frisou não ter ainda conhecimento de quando o cidadão será transferido, mas adiantou que essa informação será divulgada em primeiro lugar à família. Em relação aos restantes tripulantes portugueses, o ministro disse que não tem nenhuma informação negativa.

“Temos indicação que se encontram bem os cidadãos portugueses. Temos indicação de que o cidadão português que já foi internado e cuja situação médica não inspira cuidados. Este cidadão usou o seu direito de não divulgar a sua identidade”, disse.

Dos quatro tripulantes portugueses no navio, um está de quarentena e os outros estão bem, e um quinto que necessitou de cuidados médicos e foi internado está bem e a evoluir favoravelmente.

No domingo, as autoridades japonesas confirmaram que o português Adriano Maranhão, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, de acordo com fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Esta fonte disse que o ministério está a “insistir junto das autoridades locais para que se proceda à sua transferência para o hospital de referência”, no Japão.

Já em Portugal, deu negativo o resultado da análise ao cidadão português que está internado no Hospital de São João, no Porto, por suspeitas de infeção por novo Coronavírus (COVID-19), segundo uma nota da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este é o 13.º caso suspeito de infeção com Covid-19 detetado em Portugal. Todos os 12 casos anteriores foram negativos.

Detetado na China em dezembro de 2019, o coronavírus Covid-19 já provocou mais de 2.500 mortos e infetou mais de 78 mil pessoas a nível mundial, registando-se atualmente um surto no norte de Itália, na região da Lombardia, que já provocou 185 infetados e cinco mortos.

Os casos em Itália estão circunscritos a quatro regiões do norte do país: Lombardia, Veneto, Emilia Romanha, Piemonte e Lácio.

Em declarações à agência Lusa, a partir de Genebra, Suiça, Augusto Santos Silva disse que para já não tem conhecimento de quaisquer situações problemáticas com os portugueses residentes em Itália.

“A esta hora e neste local [às 12:00 em Lisboa] não tenho nenhuma informação mais problemática que estivesse a acontecer com portugueses em Itália, sendo que se houvesse alguma informação anómala seria informado imediatamente”, disse.

LEIA MAIS Câmara de Valongo denuncia descarga ilegal de lixiviado iminente em aterro de Sobrado

Covid-19: Macau apela a residentes para manterem restrições após 20 dias sem casos

Impala Instagram


RELACIONADOS