UE aciona mecanismo de proteção civil para ajudar Alemanha e França

A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização do Mecanismo Europeu de Proteção Civil para assistência à Alemanha e França por causa das cheias que assolaram os dois países.

UE aciona mecanismo de proteção civil para ajudar Alemanha e França

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que depois das enxurradas nas regiões da Baixa Saxónia e Turíngia, na Alemanha, e em Norte-Pas-de-Calais, em França, os dois países estão a enfrentar as consequências das cheias e da subida do nível das águas dos leitos de rios que transbordaram.

Perante tal cenário, Berlim e Paris pediram assistência a Bruxelas e a Comissão desencadeou o mecanismo de proteção civil.

A Alemanha vai receber 39 profissionais de proteção civil, provenientes de França, bem como barreiras de contenção e 16 veículos.

No domingo, o chanceler alemão, Olaf Scholz, sobrevoou de helicóptero as regiões mais afetadas pelas inundações que obrigaram à retirada de centenas de pessoas.

Já França vai receber “três módulos de alta capacidade com quatro bombas de extração de água dos Países Baixos, duas bombas da República Checa e outras duas da Eslováquia”, informou o executivo comunitário.

Áustria, Hungria, Suécia e Eslovénia também “ofereceram prontamente a sua assistência caso haja necessidade”, referiu ainda a Comissão Europeia na nota informativa divulgada.

 

AFE // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS