Trump expulsa jornalista da CNN da Casa Branca após insultos

A cruzada de Donald Trump contra os media, a quem chama «inimigos do povo», continua. Desta vez, o presidente dos EUA baniu um jornalista da CNN da Casa Branca

Donald Trump continua a atacar tudo e todos que se colocam no seu caminho. Esta quarta-feira, 7 de novembro, durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, o presidente dos EUA teve uma discussão acesa com Jim Acosta, jornalista da CNN. Depois de insultar o repórter, o líder norte-americano ordenou a proibição da entrada de Jim Acosta na Casa Branca.

Jim Acosta questionava Trump sobre a alegada «caravana de migrantes», que Trump diz estar a invadir os EUA mas que, na verdade, encontra-se no México e a milhares de quilómetros do país.

Perante a pergunta, o presidente dos EUA diz: «sabe que mais? Deixe-me governar o país e você manda na CNN. se o fizessem bem as vossas audiências seriam melhores», atira Trump.

O clima começa a ficar cada vez mais tenso quando Jim Acosta tenta fazer mais uma pergunta e Trump ordena uma assistente para tirar o microfone das mãos do jornalista. A jovem puxa o microfone, o jornalista continua a a fazer perguntas, desta vez sobre a alegada intervenção russa nas eleições norte-americanas. «Chega, pouse o microfone. Sente-se», diz Trump.

Jim Acosta acaba por devolver o microfone e sentar-se. E é então que o presidente norte-americano passa para o insulto. «A CNN devia ter vergonha por o ter a trabalhar lá. Você é um malcriado e uma pessoa horrível».

O jornalista tenta falar e Trump volta ao ataque: «quando vocês fazem notícias falsas são o inimigo do povo».

Horas mais tarde, a Casa Branca anunciou que ia suspender por período indeterminado o acesso de Jim Acosta à Casa Branca, alegando que o jornalista tinha tocado na estagiária responsável pelo microfone.

Jim Acosta, 47 anos, é de ascendência cubana e é correspondente da CNN na Casa Branca desde janeiro de 2018. As dicussões com Donald Trump não são de agora e, no passado, o presidente norte-americano já havia insultado o jornalista.

 

Texto: Raquel Costa

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Trump expulsa jornalista da CNN da Casa Branca após insultos

A cruzada de Donald Trump contra os media, a quem chama «inimigos do povo», continua. Desta vez, o presidente dos EUA baniu um jornalista da CNN da Casa Branca