Trovoada provocou 76 ocorrências, região centro foi a mais afetada

A proteção civil registou até ao início da manhã 76 ocorrências, muitas relacionadas com a trovoada que se fez sentir durante a noite e provocou dezenas de ignições, sobretudo nos distritos de Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Setúbal.

Trovoada provocou 76 ocorrências, região centro foi a mais afetada

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) adianta que região centro do País foi a mais afetada, com 16 ignições de incêndio registadas em Castelo Branco. Registaram-se ainda oito em Santarém, cinco em Lisboa e outras cinco em Setúbal. «Estas ignições foram devido à trovoada que se fez sentir, e que foram fazendo dispersar os meios ao longo dos vários distritos, mas felizmente só há a registar danos materiais de floresta», disse o comandante Carlos Pereira, da ANPC.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira, 21 de julho

Incêndios provocados pela trovoada

O responsável disse ainda que, pelas 08h00, a ocorrência que merecia mais atenção era o incêndio de Vila Velha de Ródão, em Castelo Branco, onde segundo o site da ANPC estavam 56 homens, acompanhados de 14 viaturas. «Os trabalhos estão a decorrer favoravelmente e, dentro de pouco tempo, será dominado o incêndio», acrescentou o responsável, sublinhando que não houve outros danos à exceção dos florestais, por causa das ignições.

Portugal continental tem hoje 12 distritos sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, por causada trovoada: Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Portalegre, Beja, Lisboa, Leiria, Santarém e Castelo Branco. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

LEIA AGORA
Vidente que vomitava carne crua lavava dinheiro em construtora de fachada

Impala Instagram


RELACIONADOS