Tempestade tropical afetou mais de 28 mil pessoas em Maputo

A tempestade tropical severa Filipo provocou danos em 5.091 casas em Maputo, afetando 28.255 pessoas, segundo o balanço preliminar apresentado pela autarquia da capital de Moçambique.

Tempestade tropical afetou mais de 28 mil pessoas em Maputo

De acordo com fonte do Conselho Municipal de Maputo, as chuvas torrenciais e fortes ventos, que se começaram a fazer sentir na capital na terça-feira à noite, atingiram ainda, pelo menos, 17 escolas, várias unidades sanitárias e mercados em três distritos municipais. Para acomodar famílias afetadas pelas cheias provocadas pela tempestade tropical Filipo foram instalados em Maputo cinco centros de acomodação, segundo a autarquia.

Na capital registou-se ainda um morto por consequência da tempestade, num acidente de viação. A tempestade “Filipo” atingiu o sul de Moçambique – além de Maputo, também as províncias de Inhambane e Gaza – durante 48 horas, obrigando pelo menos 14.000 pessoas a deixarem as casas.

A tempestade, que registou rajadas de vento até 120 quilómetros por hora, provocou danos em 29 escolas, 19 centros de saúde e em 2.874 casas, segundo um balanço feito na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

Impala Instagram


RELACIONADOS