Surto de listeriose em Espanha já fez vítimas. País decretou alerta sanitário

Um surto de listeriose, que teve início a 15 de agosto, já infetou pelo menos 80 pessoas na região da Andaluzia, em Espanha, e causou a morte a uma mulher de 90 anos.

Surto de listeriose em Espanha já fez vítimas. País decretou alerta sanitário

Um surto de listeriose, que teve início a 15 de agosto, já infetou pelo menos 80 pessoas na região da Andaluzia, em Espanha, e causou a morte a uma mulher de 90 anos. O país decretou alerta sanitário. A origem do surto foi identificada e é proveniente da carne Mechá da empresa Magrudis.

No espaço de 5 dias, a listeriose infetou 80 pessoas, dais quais 53 continuam internadas. Há um morto registado e uma das grávidas internadas perdeu o bebé. Na madrugada da passada segunda-feira, foi registado o primeiro caso de morte. Uma mulher de 90 anos não resistiu à infeção. Jesús Aguirre, médico e conselheiro de saúde na Junta da Andaluzia, refere que há hipótese do número de infetados vir a aumentar uma vez que os sintomas «podem demorar mais de quatro semanas a aparecer».

Listeriose causa problemas ao nível do sistema digetivo

A maioria das pessoas infetadas regista-se nas localidades de Sevilha e Huelva onde estão hospitalizadas 22 pessoas, sendo que três delas estão nas unidades de cuidados intensivos. Ainda não foi confirmado se todos os lotes de carne estavam contaminados, no entanto a empresa  já recolheu os dois lotes, com cerca de duas mil embalagens da carne onde foi detetada a presença de listeriose.

Esta bactéria causa problemas ao nível do sistema digetivo, como diarreia e vómitos, acompanhados de febre. No caso de afetar mulheres grávidas, recém-nascidos, idosos ou pessoas  imunodeprimidas pode ser mais perigosa uma vez que a taxa de letalidade pode atingir  30%.

LEIA MAIS

Homem morre atropelado por menina de 12 anos

Surto de dengue nas Filipinas já fez mais de 800 mortos desde janeiro

Previsão do tempo para quarta-feira, 21 de agosto

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS