StayAway Covid com códigos automáticos após registo de teste positivo

Governo quer alterar leia para relançar a aplicação StayAway Covid. Dos 15 mil códigos emitidos, apenas 3.135 foram inseridos pelos utilizadores.

StayAway Covid com códigos automáticos após registo de teste positivo

O Governo quer que os testes positivos à covid-19 registados no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (Sinave) sejam automaticamente inseridos na polémica aplicação StayAway Covid. Para isso, o Executivo de António Costa está a preparar uma alteração ao decreto-lei que regula a app portuguesa, que tem vindo a perder cada vez mais utilizadores.

Desde que a aplicação foi lançada, em agosto do ano passado, foram gerados 14.719 códigos – adianta nesta sexta-feira, 26 de março a edição impressa do JN. Mas destes quase 15 mil, só 3.135 utilizadores o inseriram na app –  21,3% dos códigos emitidos. Os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde atestam o número reduzido de códigos gerados pelos médicos e introduzidos pelos utilizadores na aplicação face ao elevado número de pessoas infetadas no país, que são perto de 820 mil.

Comissão para a Proteção de Dados reticente quanto ao acesso à StayAway Covid

A medida de tornar a introdução automática dos códigos na aplicação tem por isso o intuito de contornar as fraquezas do projeto: o doente só introduz o código recebido por SMS se quiser e nem todos os médicos o geram, ou geram-no com atraso.

A revisão à lei foi já remetida à Comissão Nacional de Proteção de Dados, que continua a levantar reservas. Ainda que não se oponha à alteração, a comissão alerta para que se definam claramente “as categorias dos profissionais de Saúde” com permissão para aceder aos perfis dos utilizadores da StayAway Covid.

LEIA AGORA
Asfixia mulher até à morte por ciúmes em bairro pobre de Viseu
Asfixia mulher até à morte por ciúmes em bairro pobre de Viseu
Asfixia mulher, mas relata ao INEM causas naturais para a morte da companheira. Autópsia revela porém homicídio com recurso a enforcamento. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS