Estudantes de Medicina criam plataforma de Saúde alternativa à covid-19

Estudantes de Medicina da Universidade do Algarve criam plataforma Qlinic, projeto de solidariedade e voluntariado a favor da comunidade portuguesa.

Estudantes de Medicina criam plataforma de Saúde alternativa à covid-19

Um grupo de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina, da Universidade do Algarve, com formação prévia em outras áreas da Saúde, está a «divulgar o projeto de solidariedade e voluntariado, a favor da comunidade portuguesa»: o Qlinic, coordenado por Gonçalo Oliveira. «Durante a pandemia da covid-19, em apoio voluntário ao SNS24, percebemos que eram inúmeras as questões da população relativas à sua Saúde e bem-estar não relacionadas com a pandemia, exatamente porque esta ela veio sobrelotar todos e quaisquer espaços físicos, linhas telefónicas, etc… Assim, a dificuldade em contatar as entidades de saúde habituais tornou-se difícil e completamente secundária (como todos percebemos)», explica-nos.

LEIA DEPOIS
Covid-19 soma 880 mortos e 23.392 infetados em Portugal

Plataforma Qlinic permite resposta a dúvidas sobre Saúde

Identificada esta necessidade, o Qlinic criou uma plataforma digital onde qualquer cidadão «pode escrever uma dúvida, através de um formulário simples», que terá resposta num «curto espaço de tempo». O serviço é «totalmente gratuito, opera somente em canais digitais e conta com a colaboração de dezenas de profissionais de Saúde credenciados nas suas áreas de especialidade (Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Dentária, Psicologia, outras), bem como com o apoio de instituições de renome: como a Universidade do Algarve ou o Algarve Biomedical Center», entre outras. Neste sentido, Gonçalo Oliveira apela «ao sentido de humanismo, patriotismo e responsabilidade perante o povo português, convidando todos os profissionais e utentes a «juntarem-se a este projeto». Só assim, «podemos ajudar o maior número possível de pessoas», explica o coordenador.

LEIA MAIS
O menino do cravo, imagem ícone do 25 de Abril

Impala Instagram


RELACIONADOS