Província angolana suspende venda de carne de porco por suspeita de peste suína

Os serviços veterinários da província angolana do Bengo decidiram suspender temporariamente a venda de carne de porco e seus derivados por suspeita de peste suína em duas fazendas, onde morreram cerca de 100 animais, foi hoje anunciado.

Província angolana suspende venda de carne de porco por suspeita de peste suína

De acordo com a chefe do Departamento Provincial dos Serviços de Veterinária no Bengo, Ana Maria Fita, a interdição foi decretada na segunda-feira, após constatarem a morte de cerca de 100 suínos em duas fazendas vizinhas no município do Dande.

“A interdição que fizemos não é porque temos a peste suína, mas apenas suspeita, porque na fazenda onde fomos já não encontramos animais e pelos sinais clínicos suspeitamos que seja peste suína”, disse hoje a responsável em declarações à Lusa.

Ana Maria Fita explicou que, após constatarem a falta de 50 suínos na referida fazenda, por morte lenta dos animais, numa outra fazenda foi reportada a morte de mais de 40 animais, aumentando a suspeita de uma peste na região.

“Então, como o vírus é de propagação rápida, pensámos em interditar já para evitar a sua propagação em outras províncias. Estamos à espera para recolher amostras em outras fazendas para enviarmos para o laboratório”, frisou.

A interdição da venda de carne de porco e seus derivados no Bengo, província fronteiriça de Luanda, Uíje e Cuanza Norte, surge também para alertar outros criadores da região que o Bengo “está em sinal de alerta”, apontou.

O município angolano da Humpata, província da Huíla, sul do país, reportou casos de peste suína em fevereiro, confirmados por exames laboratoriais, facto que concorreu para a proibição da venda e consumo da carne naquela região.

 

DYAS // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS