Proteção Civil de Santarém alerta para subida dos caudais do Tejo

A Proteção Civil de Santarém disse prever para o dia de hoje um “aumento dos caudais do rio Tejo a jusante do Almourol”, refletindo as descargas das barragens, tendo apelado à população que tome medidas de prevenção e segurança.

Proteção Civil de Santarém alerta para subida dos caudais do Tejo

“Mantendo-se a situação atual, e de acordo com a informação recebida da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] e EDP Produção para a bacia do Tejo, prevê-se durante o dia de hoje um aumento dos caudais do rio Tejo a jusante do Almourol, refletindo as descargas que se fizeram sentir durante o final do dia de ontem e madrugada de hoje”, indica a Proteção Civil, em comunicado.

Na mesma nota informativa, enviada ao início da tarde, a Proteção Civil de Santarém indica “descargas que ultrapassaram os 2.000m3/s, registando-se um pico de 2600m3/s” no dia de sexta-feira.

“Neste momento [13:13] verifica-se um decréscimo acentuado dos caudais debitados, que se irão sentir a jusante do Almourol a partir da tarde de hoje”, referem ainda as autoridades.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém acionou na sexta-feira, às 20:00, o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul devido à subida das águas, após reunião de avaliação dos caudais e das descargas das barragens.

“Os caudais do Tejo ultrapassaram os 1.500 metros cúbicos por segundo (m3/s) no Almourol (Vila Nova da Barquinha) e tivemos de fazer a ativação do Plano [Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo] muito mais por prevenção e precaução”, disse à Lusa David Lobato, comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo.

A decisão foi tomada às 20:00, depois dos valores previstos atingirem o limite para ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo (1.500 m3/s), tendo o responsável dado conta que as três barragens (Castelo do Bode, Fratel e Pracana), “em conjunto, estavam a debitar 2.600 m3/s às 20:00”, tendo causado inundações de algumas zonas ribeirinhas e motivado o resgate de três pastores nas margens do Tejo, na zona de Alvega (Abrantes).

A Proteção Civil aponta a “precipitação que se tem sentido em Portugal”, e as “descargas das barragens e afluentes da bacia hidrográfica do Tejo” como os fatores que geraram um “aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo e seus afluentes”.

No rio Sorraia, indica a nota informativa de hoje, “verificou-se uma subida significativa dos caudais durante o dia de ontem, verificando-se, neste momento, uma descida das descargas da Barragem do Maranhão e do Açude do Furadouro” e “estabilização de altura hidrométrica medida em Coruche”.

A Proteção Civil distrital de Santarém aconselha a população e serviços municipais de proteção civil, bem como solicita aos órgãos de comunicação social para que “continuem a alertar a população para as medidas de autoproteção em caso de cheias”.

As autoridades pedem à população para retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, retirar os animais para locais seguros, não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, e que desenvolvam as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens.

De acordo com a informação dos Comandos Sub-Regionais da Lezíria do Tejo e Médio Tejo, que estão a monitorizar a situação, verificam-se este sábado constrangimentos no município de Abrantes, nomeadamente na estrada de Tramagal para Santa Margarida, e na zona ribeirinha de Alvega.

Em Constância verifica-se a submersão de parte do parque de estacionamento junto ao rio Zêzere, na Estrada da Coutada, e no Caminho Agrícola do Campo entre a Quinta da Coutada e o Tramagal.

 Em Vila Nova da Barquinha regista-se a submersão do parque de estacionamento de Almourol.

Já no município de Coruche, a subida das águas está a obrigar a um desvio na Ponte da Escusa, com constrangimentos na Estrada Municipal (EM) – estrada de Meias (E.N.114 — E.N.251, nos caminhos municipais 1427 (EN 114-3 à EN119) e H (EN 114-3 à EM 515 Biscainho), e na Estrada, na margem esquerda do Rio Sorraia.

Na Golegã, as autoridades alertam para constrangimentos na Estrada de Vale de Zebro e na Ponte do Cação, e, no município de Santarém, para circulação condicionada na Estrada Municipal (EM) 1348, entre Vale de Figueira e a Ribeira de Santarém, e na EM 587, de acesso às Ómnias.

A Proteção Civil indica ser “expectável nas próximas horas um aumento dos caudais do rio Tejo a jusante do Almourol” e “previsível que se comece a sentir uma descida na zona da Lezíria do Tejo para o final da tarde de hoje, situação que já se começa a fazer sentir a montante do Almourol”.

MYF // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS