Proteção Civil de Santarém aciona Plano de Emergência para Cheias na bacia do Tejo

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém acionou hoje o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul devido à subida das águas, após reunião de avaliação dos atuais caudais.

Proteção Civil de Santarém aciona Plano de Emergência para Cheias na bacia do Tejo

“Os caudais do Tejo ultrapassaram os 1.500 metros cúbicos por segundo (m3/s) no Almourol (Vila Nova da Barquinha) e tivemos de fazer a ativação do Plano [Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo] muito mais por prevenção e precaução”, disse hoje à Lusa David Lobato, comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo.

A decisão foi tomada às 20:00, depois dos valores previstos atingirem o limite para ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo (1.500 m3/s), tendo o responsável dado conta que as três barragens (Castelo do Bode, Fratel e Pracana) “em conjunto, estavam a debitar 2.600 m3/s às 20:00”, tendo causado inundações de algumas zonas ribeirinhas e motivado o resgate de três pastores nas margens do Tejo, na zona de Alvega (Abrantes).

A Proteção Civil aponta a “precipitação que se tem sentido em Portugal”, e as “descargas das barragens e afluentes da bacia hidrográfica do Tejo” como os fatores que geraram um “aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo e seus afluentes”.

O responsável pelo Comando Sub-regional da Proteção Civil disse que o Alerta Azul é o mais baixo de uma escala de quatro, tendo acrescentado que, para as próximas horas, “prevê-se um aumento dos caudais debitados pelas barragens, o que potencialmente contribuirá para um aumento dos níveis registados no rio Tejo”.

Neste sentido, a proteção civil aconselha a população e serviços municipais de proteção civil, bem como solicita aos órgãos de comunicação social, para que “continuem a alertar a população para as medidas de autoproteção em caso de cheias”.

A Proteção Civil pede à população para retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, retirar os animais para locais seguros, não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, e que desenvolvam as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens.

De acordo com a informação dos Comandos Sub-Regionais da Lezíria do Tejo e Médio Tejo, que estão a monitorizar a situação, verificam-se esta noite constrangimentos no município de Constância, com a submersão de parte do parque de estacionamento junto ao Rio Zêzere, no município da Barquinha, com a submersão do parque de estacionamento de Almourol, e no município de Torres Novas, estando a Estrada das Cordas submersa.

MYF // RBF

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS