Prisão para jornalista que reportou surto de covid-19 em Wuhan

Uma jornalista chinesa independente que noticiou o surto inicial de covid-19 em Wuhan, no centro da China, foi esta segunda-feira, 28 de dezembro, condenada a quatro anos de prisão por um tribunal de Xangai.

Prisão para jornalista que reportou surto de covid-19 em Wuhan

Zhang Zhan, jornalista independente, viajou para Wuhan, em fevereiro passado, para reportar sobre o surto da covid-19 e a subsequente campanha de prevenção contra a doença e tratamento dos pacientes. Foi durante o mês de maio que foi denunciado o seu desaparecimento, tendo sido mais tarde revelado que tinha sido detida pela polícia em Xangai, no leste da China.

De acordo com o jornal Apple Daily, que citou um dos advogados, Zhang foi condenada por “causar distúrbios” e “procurar problemas“, uma acusação frequente contra jornalistas e ativistas dos Direitos Humanos na China.

A jornalista recusou-se a admitir as acusações, considerando que as informações publicadas por si em plataformas chinesas como o WeChat ou nas redes sociais Twitter e YouTube não deveriam ter sido censuradas.

A organização Defensores dos Direitos Humanos na China revelou, em setembro passado, que a jornalista tinha sido presa por informar que os cidadãos de Wuhan receberam comida estragada, durante as 11 semanas de confinamento da cidade, ou que foram obrigados a pagar para realizarem testes de deteção do coronavírus.

Zhang, que foi presa no final de maio, iniciou uma greve de fome em setembro, tendo ficado numa situação bastante debilitada. A defesa afirmou que as autoridades a alimentaram à força, recorrendo a um tubo. Um outro advogado revelou a intenção da repórter, de 37 anos, de continuar a sua greve de fome “mesmo que morra na prisão”.

Este é apenas mais um de vários casos que viajaram para Wuhan logo no início do surto e foram detidos ou desapareceram. Em fevereiro, Chen Qiushi, que transmitiu vídeos ao vivo de Wuhan durante o bloqueio da cidade e difundiu reportagens nas redes sociais, desapareceu também. Dois outros jornalistas independentes – Li Zehua e Fang Bin – também foram detidos após cobrirem o surto em Wuhan. No entanto, Zhang Zhan foi a primeira jornalista a ser formalmente punida com pena de prisão.

O regime chinês controla de forma rígida a imprensa doméstica e bloqueia a maioria dos meios de comunicação estrangeiros, através de um sistema de censura ‘online’, apelidada de “A Grande Firewall”.

Embora surtos esporádicos continuem a surgir, a China controlou amplamente o vírus, permitindo ao país retomar uma relativa normalidade.

LEIA MAIS
CDS-PP critica “espetáculo mediático” em torno da vacinação

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS