Previsão de chuva fecha Avenida Gustavo Eiffel, no Porto

A Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, será encerrada por precaução ao início desta tarde devido a uma precipitação acumulada esperada de entre 30 a 40 milímetros por metro quadrado.

Previsão de chuva fecha Avenida Gustavo Eiffel, no Porto

Previsão de chuva fecha Avenida Gustavo Eiffel, no Porto

A Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, será encerrada por precaução ao início desta tarde devido a uma precipitação acumulada esperada de entre 30 a 40 milímetros por metro quadrado.

A Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, será encerrada por precaução ao início desta tarde devido a uma precipitação acumulada esperada de entre 30 a 40 milímetros por metro quadrado, anunciou o comandante dos Sapadores Bombeiros. Carlos Marques falava na conferência de imprensa que decorreu no Centro de Gestão Integrada, no Porto, onde fez o balanço das ocorrências que tiveram lugar na última madrugada decorrente das fortes chuvadas.

“Durante esta madrugada tivemos 30 ocorrências, a maioria devido a infiltrações ou inundações em espaço público. A ocorrência mais grave registada foi o arrastamento ou queda de alguns inertes na Avenida Gustavo Eiffel e Avenida Paiva Couceiro, na zona da escarpa das Fontainhas”, declarou o responsável.

LEIA DEPOIS
Polícia Judiciária prende homem que violou menor em Santo Tirso

“Não podemos correr o risco de a avenida estar aberta e haver alguma fatalidade”

Segundo o comandante dos Sapadores do Porto, “estas precipitações intensas levaram ao arrastamento de inertes que foram depositados na Avenida Gustavo Eiffel”. “Devido a esse arrastamento foi feito o corte da avenida, logo pelas 07:00 prolongando-se até às 13:00, período em que foi feita a limpeza da avenida por parte da Proteção Civil e por outros serviços da câmara”, explicou.

Por prevenção, Carlos Marques anunciou para quinta-feira, em que “há também a previsão de chuva intensa a partir das 15:00 (…) prolongando-se até às 21h00 com precipitações na ordem dos 30 a 40 milímetros por metro quadrado (…) o corte da Avenida Gustavo Eiffel ao início da tarde”.

“À tarde há bastante trânsito naquela zona e não podemos correr o risco de a avenida estar aberta e haver alguma fatalidade (…), depois avaliaremos o ponto de situação das precipitações e quando estiverem reunidas as condições de segurança faremos a abertura da avenida”, acrescentou o comandante do batalhão.

Reforço dos meios de socorro

Carlos Marques deu ainda conta do “reforço dos meios de socorro” a partir do início da tarde de quinta-feira, explicando que haverá “mais equipas de bombeiros, quer do batalhão quer das corporações disponíveis, para fazer face a eventuais ocorrências que possam aparecer, bem como a Proteção Civil Municipal terá os seus piquetes disponíveis e nas avenidas Gustavo Eiffel e Paiva Couceiro”.

Questionado sobre se o nível de precipitação registado surpreendeu as autoridades, o responsável respondeu que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou o aviso amarelo de precipitação para a última madrugada, mas que isso “não fazia prever este tipo de precipitação”. “Na última madrugada registaram-se cerca de 34 milímetros de precipitação em oito horas, pelo que se espera uma precipitação idêntica [para quinta-feira]”, acrescentou.

O comandante lembrou ser esta a terceira vez que num curto espaço de tempo “há um fenómeno de precipitação intensa na cidade do Porto”, citando os registo de 19 de outubro de 2019, em que a precipitação variou “entre os 43 e 73 milímetros por metro quadrado durante todo o dia”, tendo sido “registadas 93 ocorrências”.

LEIA MAIS
Chuva forte até sábado e depois regressa o tempo seco e frio
Meteorologia: O tempo para esta sexta-feira, 17 de janeiro

Impala Instagram


RELACIONADOS