Praias reabrem a 6 de junho | Conheça as regras para ir a banhos

O Governo anunciou esta sexta-feira o plano para a abertura da época balnear, que acontece a 6 de junho. Conheça as regras aplicadas às praias.

Praias reabrem a 6 de junho | Conheça as regras para ir a banhos

Distanciamento obrigatório entre banhistas e sistema sinalético para anunciar o estado de ocupação são algumas das regras definidas pelo Governo de António Costa para as praias, por causa da pandemia do novo coronavírus. No areal das praias, deverá respeitar-se o distanciamento físico de 1,5 metros entre utentes que não façam parte do mesmo grupo e os chapéus-de-sol devem respeitar um afastamento de 3 metros, tal como os toldos ou os colmos. Estão proibidas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, mas há exceção a esta regra para atividades náuticas, aulas de surf ou desportos similares.

O que muda nas praias

Toldos, colmos e barracas

Cada pessoa ou grupo só pode alugar de manhã (até 13h30) ou tarde (a partir das 14h);
Máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca.

Ocupação do areal

A ocupação será anunciada através de sinal do tipo semáforo.
Verde: ocupação baixa (1/3)
Amarelo: ocupação elevada (2/3)
Vermelho: ocupação plena (3/3)

App com informações atualizadas

Existirá ainda uma aplicação para smartphone, atualizada de forma contínua e em tempo real. Chamar-se-á Info praia. No site da APA constarão as mesmas informações.

Estacionamento e outras regras

Será proibido estacionar fora dos parques ou nas zonas de estacionamento ordenado. Poderá haver interdição pontual ou definitiva de praias, por motivos de proteção da saúde pública quando, por exemplo, haja algum incumprimento grave dos concessionárias ou dos utentes das regras agora anunciadas.

Impala Instagram


RELACIONADOS