Saiba por que Portugal suspendeu a vacina da AstraZeneca

As autoridades de saúde portuguesas decidiram hoje suspender o uso da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 por motivos de “precaução” e “saúde pública”.

Saiba por que Portugal suspendeu a vacina da AstraZeneca

A decisão de suspender a vacina da AstraZeneca foi anunciada pela autoridade do medicamento (Infarmed) e surge após vários países europeus também já terem suspendido a administração desta vacina devido a relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

A diretora-geral da Saúde apelou hoje, no entanto, para a tranquilidade das pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca e garantiu que não foram reportadas em Portugal reações adversas como as identificadas em outros países.

«Se foi vacinado, mantenha-se tranquilo», apela Graça Freitas sobre vacina da AstraZeneca

“Se foi vacinado, mantenha-se tranquilo. Estas reações são extremamente raras e no nosso país não foram reportados fenómenos semelhantes aos encontrados nos outros países”, afirmou Graça Freitas, numa conferência de imprensa conjunta com a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e com a task force do plano de vacinação.

Segundo a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS), “apesar de as reações adversas mencionadas serem extremamente graves, também são extremamente raras”, não estando identificado o nexo de casualidade entre esta vacina e as situações de coágulos sanguíneos registados em outros países.

LEIA AGORA
Lei da Eutanásia chumbada pelo Tribunal Constitucional
Lei da Eutanásia chumbada pelo Tribunal Constitucional
O Tribunal Constitucional considera que a inviolabilidade da vida humana consagrada na Constituição não constitui um obstáculo inultrapassável para se despenalizar em determinadas condições a antecipação da morte medicamente assistida. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS