Portugal envia segundo satélite para o espaço

Portugal enviou o seu segundo satélite para o espaço, o “Aeros MH-1”, a bordo de um foguetão da SpaceX, que descolou hoje dos Estados Unidos às 14:05 (22:05 em Lisboa).

Portugal envia segundo satélite para o espaço

O “Aeros MH-1”, um nanossatélite de 4,5 quilos, seguiu num foguetão Falcon 9, que descolou da base da empresa SpaceX de Vandenberg, no Estado da Califórnia.

O engenho ganhou a designação de “MH-1” numa homenagem a Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, enquanto esteve em funções, foi um dos impulsionadores do projeto, de acordo com o consórcio nacional que concebeu, construiu e opera o satélite.

O lançamento do “Aeros MH-1”, transmitido em direto pela SpaceX, ocorre 30 anos depois do envio do primeiro satélite português, o “PoSat-1”, um microssatélite de 50 quilos que entrou na órbita terrestre em setembro de 1993, mas foi desativado ao fim de uma década.

O “Aeros MH-1” irá ficar posicionado a 510 quilómetros de altitude da Terra, ligeiramente acima da Estação Espacial Internacional, para observar em particular o oceano Atlântico.

Junto com o nanossatélite português seguiram no foguetão da SpaceX, empresa do magnata Elon Musk, outros pequenos satélites.

ER // FPA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS