Poluição do ar provocada pela indústria na UE continua em níveis preocupantes

A poluição no ar libertada pelas maiores indústrias nos países da União Europeia (UE) continua a ser uma das maiores preocupações para a saúde dos cidadãos e as centrais a carvão são responsáveis por metade dos problemas.

Poluição do ar provocada pela indústria na UE continua em níveis preocupantes

De acordo com um relatório divulgado hoje pela Agência Europeia do Ambiente, intitulado “Os custos para a saúde e para o ambiente da poluição industrial no ar na Europa”, os custos da poluição no ar das “maiores centrais industriais é substancial”, entre 268 mil milhões e 428 mil milhões de euros por ano.

A agência europeia analisou dez mil fábricas, que são as de maior dimensão na Europa, entre 2012 e 2021.

Só em 2021, a poluição do ar custou cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) e só 1% das indústrias que mais poluem — muitas delas de conversão do carvão em eletricidade — são responsáveis por “metade dos danos”.

No entanto, os prejuízos ambientais e sanitários deste tipo de poluição diminuíram 33% entre 2012 e 2021 e 80% do total de reduções concentrou-se no setor energético.

Contudo, a agência diz que é preciso ir mais longe e que o Pacto ‘Verde’, apresentado pela Comissão Europeia para reduzir as emissões e concretizar a transição energética, pode ajudar a concretizá-lo.

AFE // CMP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS