Pep Guardiola ataca políticos na gestão da guerra da Ucrânia: “São todos uns fracassados”

No lançamento do jogo da Liga dos Campeões frente ao Sporting, Pep Guardiola atacou políticos, NATO, Estados Unidos da América e União Europeia na gestão da guerra da Ucrânia.

No lançamento do jogo frente ao Sporting a contar para a Liga dos Campeões, Pep Guardiola teceu críticas ferozes aos políticos de todo o mundo. Algo que surgiu em conversa quando convidado a abordar a guerra que se vive na Ucrânia na sequência da invasão russa. Até porque do plantel do Manchester City faz parte o ucraniano Zinchencko.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios

“Queremos ajudar o Zinchenko e todo o povo ucraniano. Mas infelizmente são palavras. São gestos. O drama agora é que se destroem países porque uma pessoa decide que há que destruir e aniquilar pessoas inocentes”, começa por dizer à Eleven. “E o mundo está quieto. Continua calado. Não as pessoas, mas os governos de todo o mundo, que deveriam tomar decisões e dizer que isto não pode acontecer. Mas deixam que aconteça”, prossegue.

“E o mundo está quieto. Continua calado”, critica Guardiola

NATO, Estados Unidos da América e a União Europeia foram alguns dos alvos do treinador catalão. “É o fracasso absoluto do ser humano, das instituições políticas”, refere. “Pensemos nos nossos países: Portugal e Catalunha. Que venha um senhor agora atacar-nos. Matar os nossos familiares e amigos. Perdes tudo e tens de te exilar”, compara Guardiola. “Os políticos servem para que possamos viver um pouco melhor. No final, nós é que trabalhamos e pagamos impostos. Eles só têm de se preocupar com que estas coisas não aconteçam. São todos uns fracassados. Todos”, termina. O vídeo da Eleven tornou-se viral e está a ser amplamente divulgado nas redes sociais.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2 mil mortos entre a população civil. Os ataques provocaram também a fuga de cerca de 2 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Vídeo: Eleven;
Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS