Peça “Jesus, o Filho” de Elmano Sancho distinguida com dois prémios Autores da SPA

A peça de teatro “Jesus, o Filho”, de Elmano Sancho, foi distinguida em duas categorias (Melhor Atriz e Melhor Texto Português Representado) dos Prémios Autores 2023, atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em diversas áreas da Cultura.

Peça

Os vencedores e nomeados dos Prémios Autores 2023 foram hoje divulgados no ‘site’ oficial da SPA.

Na área do Teatro, além de “Jesus, o Filho”, que valeu prémios a Joana Bárcia (Melhor Atriz) e Elmano Sancho (Melhor Texto Português Representado), foram ainda distinguidos Ivo Alexandre, em “O Misantropo” (Melhor Ator) e “Além da dor”, com encenação de Rodrigo Francisco (Melhor Espetáculo).

Na área do Cinema, “Fogo-Fátuo”, de João Pedro Rodrigues, foi considerado o Melhor Filme, Ana Padrão, em “Alma Viva”, a Melhor Atriz, e Albano Jerónimo, em “Restos do Vento”, o Melhor Ator.

O prémio de Melhor Argumento foi atribuído a Tiago R. Santos por “Revolta”.

Na Música, foram distinguidos: “Overflowing”, de Inês Malheiro, como Melhor Tema de Música Popular, “Alepo e os outros silêncios”, de Luís Tinoco, como Melhor Trabalho de Música Erudita, e “2 de Abril”, de A Garota Não, como Melhor Trabalho de Música Popular.

Na área da Dança, o prémio de Melhor Coreografia foi atribuído a “Carcaça”, de Marco da Silva Ferreira, e o de Melhor Bailarino/a a Maria João Pereira, em “Ôss”, de Marlene Monteiro Freitas.

Na Literatura foram premiados “Um cão deitado à fossa”, de Carla Pais, como Melhor Livro de Ficção Narrativa, “Penélopo está de partida”, de José Gardeazabal, como Melhor Livro de Poesia, e “A minha família”, de António Mota (texto) e David Penela (ilustração), como Melhor Livro para Infância e Juventude.

“A Malha”, de Isaque Pinheiro, que esteve patente na galeria Insofar, em Lisboa, arrecadou o Prémio Autores 2023 de Melhor Exposição de Artes Plásticas.

Ainda nas Artes Visuais, foram distinguidos: “No planeta onde vivo”, de Guilherme Silva, como Melhor Trabalho de Fotografia, e “Taco a taco”, de Rita Lopes Alves, como Melhor Trabalho Cenográfico.

Na área da Televisão, a série da RTP “Causa Própria”, com autoria de Edgar Medina e Rui Cardoso Martins e realização de João Nuno Pinto, foi considerada o Melhor Programa de Ficção, e “Terra Nossa” da SIC, de César Mourão e com realização de Nuno Garcia, o Melhor Programa de Entretenimento.

“Linha da Frente — Escuta-me por favor” da RTP, de Mafalda Gameiro, foi distinguido com o Prémio Autores 2023 de Melhor Programa de Informação.

Nesta edição dos Prémios Autores, na categoria Melhor Programa de Rádio o vencedor foi “Floresta Encantada”, da SBSR FM, de Tiago Castro.

JRS // TDI

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS