Óscares 2022: Vencedores, grande derrotado e a polémica chapada de Will Smith

Will Smith conquista Óscar de Melhor Ator, o primeiro da carreira e fica também associado a um dos momentos mais polémicos da história dos Óscares.

Óscares 2022: Vencedores, grande derrotado e a polémica chapada de Will Smith

A entrega dos Óscares aconteceu sem grandes surpresas, mas com uma das maiores polémicas de sempre. Que foi protagonizada por Will Smith na noite em que o ator (finalmente) a desejada estatueta dourada para o Melhor Ator. Mas já lá vamos a esse momento. Primeiro, começamos pelo grande vencedor da noite. E aqui o destaque vai para “Ritmo do Cração”. O filme realizado por Sian Heder levou para casa três galardões. Todos eles em categorias de relevo. Como é o caso de Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário.

Estes são os piores filmes e atores do ano 
Já são conhecidos os Razzie Awards de 2022. Trata-se da cerimónia que antecede os Óscares e que premeia os piores filmes do ano.

Não existem vencedores sem derrotas. E o grande destaque negativo da noite vai para “O Poder do Cão”. Apesar de contar com 12 nomeações, conquistou apenas um Óscar. É certo que foi o de Melhor Realização. Ainda assim, muito pouco para mais de uma dezena de nomeações.

Primeiro Óscar para Will Smith

Segue-se Will Smith. Que consegue estar no melhor e pior da noite. O ator norte-americano, de 53 anos , levou para casa o primeiro Óscar da carreira. Isto depois de anos de grandes polémicas, em especial com a mulher, Jada Pinkett Smith, a deixar várias acusações como justificações para as derrotados do marido. E foi a atriz que levou a que Will Smith perdesse o controlo num dos momentos da noite.

Tudo aconteceu quando Chris Rock subiu ao palco para anunciar um prémio. O ator fez então uma piada com o visual de Jada, que estava de cabelo rapado. Dizendo que a atriz iria fazer parte do elenco de “G.I. Jane 2”. Jada não gostou do que ouviu e revirou os olhos. Recorde-se que a atriz sofre de alopecia, condição que provoca a repentina queda de cabelo. Will Smith subiu ao palco e deu um estalo ao também comediante.

Todos pensaram ser uma encenação, algo que não corresponde à verdade. Will Smith estava sem microfone e proferiu diversos palavrões enquanto pedia que deixassem o nome da mulher em paz. Mais tarde, voltava ao palco para receber o prémio e no discurso fez várias referências ao incidente. Antes, e durante um intervalo, Will Smith foi acalmado por diversos atores. “O Richard Williams era um defensor feroz da sua família”, começou por dizer. “Nesta indústria temos de estar habituados a ter pessoas a desrespeitarem-te e sorrir perante isso”, prosseguiu. “Quero pedir desculpa à Academia e aos meus colegas nomeados. O amor faz-nos fazer coisas loucas. Espero que a Academia volte a convidar-me”, concluiu. De acordo com a Variety, Chris Rock não tenciona apresentar queixa às autoridades.

Lista completa dos vencedores dos Óscares

Melhor Filme – “No Ritmo do Coração – Coda

Realização Jane Campion (“O Poder do Cão”)

Melhor Ator – Will Smith (“King Richard – Para Além do Jogo”)

Melhor Atriz – Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”)

Ator Secundário – Troy Kotsur (“No Ritmo do Coração”)

Atriz Secundária – Ariana De Bose (“West Side Story”)

Argumento Original – “Belfast”

Argumento Adaptado – “No Ritmo do Coração”

Documentário – “Summer of Soul (Or, When The Revolution Could Not Be Televised)”

Filme Internacional – “Drive My Car – Conduz o Meu Carro”

Filme de Animação  – “Encanto”

Fotografia – “Dune – Duna”

Montagem – “Dune – Duna”

Canção – Billie Eilish, “No Time to Die” (“007 – Sem Tempo para Morrer”)

Banda Sonora Original – Hans Zimmer, “Dune – Duna”

Design de Produção – “Dune – Duna”

Som – “Dune – Duna”

Caracterização – “Os Olhos de Tammy Faye”

Curta-Metragem de Animação – “The Windshield Wipe”

Curta-Metragem de Ficção –  “The Long Goodbye”

Curta-Metragem de Documentário –  “The Queen of Basketball”

 

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS