Multas aplicadas pelo órgão de fiscalização ambiental aumentam 90% no Brasil

Nos primeiros meses do Governo do Presidente brasileiro, Lula da Silva, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) aumentou o número de multas contra infrações ambientais em quase 90% face ao mesmo período do ano passado.

Multas aplicadas pelo órgão de fiscalização ambiental aumentam 90% no Brasil

No total, nestes primeiros pouco mais de cinco meses, o Ibama aplicou 6.140 infrações a pessoas e empresas, que resultaram num total de 1.591 milhões de reais (297 milhões de euros) em multas.

 Isto é um montante quase 90% maior do que no ano anterior, quando foram emitidas cerca de 3.950 multas, que renderam 838 milhões de reais (156 milhões de euros) aos cofres públicos.

Em 2021 foram aplicadas multas no valor de 550 milhões de reais (103 milhões de euros) e, em 2019, de 924 milhões de reais (172 milhões de euros) no país.

A maior sanção aplicada em 2023 foi uma multa de 15,5 milhões de reais (2,8 milhões de euros) imposta à empresa ferroviária Rumo Malha Oeste, braço de logística do grupo Cosan, do empresário Rubens Ometto, um dos mais importantes financiadores das campanhas eleitorais em 2022, detalhou jornal O Globo.

Durante o Governo do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro cerca de 34 mil quilómetros quadrados de selva amazónica foram devastados.

A situação provocou uma condenação unânime da comunidade internacional, que optou por suspender o financiamento do Fundo Amazónia, mecanismo financiado que conta com valores doados especialmente pela Noruega e a Alemanha ao Brasil para investimento em projetos para preservar a floresta.

Coincidindo com o início do Governo do Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, a Noruega informou que voltou a financiar o fundo, que agora também terá financiamento do Reino Unido, conforme informou o primeiro-ministro, Rishi Sunak, ao Presidente brasileiro durante sua visita a Londres para participar da coroação de Carlos III.

 

CYR // LFS

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS