Ministério da Saúde de Timor-Leste confirma vírus chikungunya no país

O vice-ministro para o Fortalecimento Institucional da Saúde de Timor-Leste, José dos Reis Magno, confirmou hoje a presença do vírus chikungunya no território nacional.

Ministério da Saúde de Timor-Leste confirma vírus chikungunya no país

“O Ministério da Saúde enfrenta atualmente um novo problema de saúde pública devido à presença de uma nova doença infecciosa, denominada chikungunya”, afirmou José dos Reis Magno.

O vice-ministro para o Fortalecimento Institucional da Saúde falava na cerimónia de lançamento de um projeto para mitigar a dengue no país liderado por uma organização não-governamental chinesa, a Fundação GX.

Segundo José dos Reis Magno, os dados confirmam 55 pessoas infetadas nos municípios de Díli, Ermera e Bobonaro.

“Nenhum daqueles casos é grave. Todos responderam positivamente ao tratamento ambulatório”, disse o vice-ministro.

O vírus chinkungunya é transmitido pelos mesmos mosquitos que passam o vírus da dengue e febre amarela, e os sintomas são febre e dores intensas nas articulações.

O vice-ministro disse também que Timor-Leste, que erradicou a malária em 2018, registou no final de 2023 oito casos no município de Covalima.

“Aqueles casos foram detetados em pessoas que receberam visitas ou foram fazer visitas a familiares da Indonésia, especialmente na fronteira [terrestre]. Em 2024, ainda não foram detetados casos”, precisou o vice-ministro.

MSE // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS